A Mercedes-Benz anunciou nesta segunda-feira (24) o lançamento do novo chassi de ônibus OF 1621, destinado ao fretamento contínuo de funcionários de empresas, indústrias e outras necessidades corporativas. o modelo será apresentado durante a LatBus 2024, de 6 a 8 de agosto, em São Paulo (SP).
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De acordo com o fabricante, o novo chassi é o único desenvolvido especificamente para atividades corporativas no mercado brasileiro. O modelo também incorpora a tecnologia BlueTec 6, que combina módulos para reduzir as emissões poluentes do veículo, atendendo à legislação Proconve P8.
Novo chassi de ônibus vem pronto para ser encarroçado
O chassi de ônibus OF 1621 tem distância entre-eixos de 5.950 mm e peso bruto total de 16,5 toneladas. De acordo com a Mercedes-Benz, comporta uma carroceria com no máximo 12,5 metros de comprimento, com até 48 assentos, incluindo ainda um Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), para acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
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Segundo o fabricante, o OF 1621 possui balanços dianteiro e traseiro mais curtos em comparação com outras plataformas da marca. Todavia, apesar dessa diferença que confere ao chassi um design peculiar, a nova plataforma mecanizada acomoda todos os equipamentos do veículo sem necessidade de alterações estruturais.
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As alterações nos balanços dianteiro e traseiro resulta em veículos com maiores ângulos de entrada e de saída. A Mercedes-Benz destaca que essa característica facilita o serviço de fretamento contínuo, sobretudo na circulação dos veículos por bairros.
“Esse projeto foi realizado em parceria com os encarroçadores, visando a otimização do tempo de encarroçamento e um menor volume de retrabalho pelo implementador. Os clientes também foram ouvidos, contribuindo muito para a assertividade do desenvolvimento desse produto da marca”, ressaltou Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Motor de 208 cv de potência
O motor do OF 1621 é o OM 924 LA, um bloco quatro cilindros turbodiesel, com 208 cv de potência a 2.200 rpm, e torque máximo de 79,4 kgfm entre 1.200 e 1.600 rpm.
O propulsor do novo chassi de ônibus OF161 também equipa o chassi OF 1721 da marca alemã. No entanto, no novo modelo, o motor possui uma polia com canaleta adicional para acionar o compressor do ar-condicionado. É uma solução mais adequada para o fretamento, segundo a Mercedes-Benz, oferecendo uma melhor qualidade de climatização da cabine.
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A parte mecânica inclui o câmbio sequencial Mercedes-Benz G-90, de 6 marchas. A suspensão é metálica, com feixe de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora no eixo dianteiro, assim como no traseiro.
Por fim, o novo chassi para ônibus corporativos da Mercedes-Benz vem com uma variedade de equipamentos de segurança e de auxílio a condução. A lista possui freio de serviço do tipo tambor com ar comprimido de dois circuitos; freio-motor auxiliar Top Brake, freios ABS, auxilio de partida em rampa, freio de parada ativado pela abertura de portas e controle eletrônico de estabilidade.