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Caminhão a hidrogênio da GWM chega ao Brasil ainda em 2024

O caminhão a hidrogênio da GWM vai chegar ao Brasil no quarto trimestre de 2024, inicialmente para testes

Tião Oliveira, Baoding (China)

05 de jun, 2024 · 5 minutos de leitura.

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Caminhão a hidrogênio
Divisão da GWM fornece o sistema para marcas de caminhões na China
Crédito:Tião Oliveira/Estadão

O caminhão a hidrogênio da GWM vai chegar ao Brasil no último trimestre de 2024. De acordo com a empresa, as primeiras unidades serão usadas em testes. Porém, o objetivo da marca chinesa é oferecer o produto para clientes no País num futuro próximo. Não há informações sobre os modelos que vão ser vendidos. Bem como a data prevista para o início das vendas.

Vale lembrar que a GWM fornece o sistema de propulsão por meio da FTXT. Ou seja, sua divisão focada em veículos a hidrogênio. Portanto, não está claro qual marca (ou marcas) de caminhão a hidrogênio virá ao Brasil. O que se sabe é que serão cavalos-mecânicos. Eles vêm da China e focam operações de médias distâncias. Atualmente, a FTXT fornece o conjunto para a Changzheng e para a FAW.


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Segundo informações da FTXT, nos dois casos os sistemas equipam caminhões trucados, de três eixos. Além disso, nessa configuração há oito cilindros de hidrogênio empilhados atrás da cabine. De acordo com a empresa, a capacidade total do conjunto é de 40 kg de H2. Como resultado, a autonomia é de cerca de 500 km. Em média, o consumo é de 10 kg de hidrogênio a cada 100 km.


Sistema do caminhão a hidrogênio tem 110 kW

Porém, isso depende de fatores como topografia da via e carga transportada. De todo modo, nos dois modelos o sistema tem potência de 110 kW (cerca de 150 cv). Segundo a FTXT, em ambos a capacidade de carga é de 49 toneladas. Além disso, a companhia oferece opções de caminhão a hidrogênio em versões rígida e vocacional. Porém, essas ainda não estão nos planos da empresa para o Brasil.


Segundo a GWM, o desenvolvimento de sistemas de propulsão a hidrogênio começou há duas décadas. Isso começou com a criação do Programa 863, em 2001. O objetivo é neutralizar as emissões de poluentes pela China em 2060. Porém, antes disso, em 2030, o país deve atingir o pico de geração de gases poluidores. A primeira demonstração dos conjuntos ocorreu há mais de 20 anos.

De acordo com a FTXT, os sistemas não se limitam ao caminhão a hidrogênio. Eles estão em ônibus, bem como poder ser instalados em trens e até mesmo embarcações. No Brasil, o primeiro posto de hidrogênio deve ser inaugurado em setembro, na USP, em São Paulo. Segundo informações da universidade, o equipamento será o primeiro do mundo a gerar hidrogênio a partir de etanol. Porém, o novo posto será utilizado apenas para abastecer veículos em teste pela USP.


O jornalista viajou à China a convite da GWM do Brasil

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Atualizada em 6/6, às 14h25


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