Redação

02/12/2020 - 5 minutos de leitura.

Fretamento em alta: Mercedes-Benz vende 123 ônibus

O setor de fretamento está rendendo bons frutos para a Mercedes-Benz. A marca vendeu 123 ônibus para a RCR Locação. São 80 unidades do OF 1721, 33 micro-ônibus LO 916 e dez O 500 RS - todas já foram entregues

Crédito: Divulgação/ Mercedes-Benz

O setor de fretamento está rendendo bons frutos para a Mercedes-Benz. A marca vendeu 123 ônibus para a RCR Locação. São 80 unidades do OF 1721, 33 micro-ônibus LO 916 e dez O 500 RS. Todos os veículos já foram entregues e devem entrar em operação até o fim de dezembro.

Em setembro, a Mercedes-Benz vendeu 116 ônibus e 22 vans para o Grupo Comporte. A operadora de transporte utiliza os veículos para fretamento contínuo de clientes corporativos. A compra faz parte dos planos de renovação anual da frota. E também ajudou a Comporte ganhar fôlego para atender empresas que exigem veículos com, no máximo, 50% de ocupação.

Continua depois do anúncio

Fretamento em alta

Desde o início da pandemia da covid-19 a demanda por fretamento vem crescendo. As encomendas de ônibus que operam no transporte de funcionários de empresas cresceram 24%. A alta foi registrada no acumulado de janeiro a outubro de 2020. Enquanto isso, as vendas de urbanos despencaram 40% e as de rodoviários caíram 36%.

O setor de fretamento, inclusive, tem contribuído para a Mercedes-Benz manter a liderança no mercado total de ônibus. No Brasil, a marca tem 50% de participação. De janeiro a outubro de 2020, a empresa emplacou cerca de 5.600 chassis no Brasil.

Nos dez primeiros meses do ano, a marca alemã emplacou 688 ônibus de fretamento. Esse número representa 57% de participação no segmento. O setor deve fechar 2020 com 11% de participação nas vendas totais de ônibus. A expectativa é que sejam vendidas 13.500 unidades nos 12 meses de 2020. As informações são da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).


Mercedes-Benz lança chassi pronto para ser encarroçado

A Mercedes-Benz acaba de lançar um chassi voltado ao fretamento contínuo. Batizado de OF 1621, o novo produto atende uma demanda do mercado. Segundo informações da fabricante, as empresas de fretamento pediam um ônibus com maior espaçamento entre os bancos. O objetivo é atender as novas regras de distanciamento social.

A marca informa ainda que o mercado demandava um modelo que não sacrificasse o número de assentos. Para atender esse requisito, o novo Mercedes-Benz OF-1621 tem balanço dianteiro e traseiro mais curtos.

O OF 1621 será vendido a partir de janeiro de 2021. O chassi será fabricado na recém-inaugurada linha de produção com conceito de indústria 4.0, que fica na planta da empresa em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A expectativa da marca é vender de 150 a 200 unidades do modelo por ano.


Mercedes-Benz lança chassi

Por meio dessa solução, o tanque para 300 litros de diesel, o reservatório de ARLA e as baterias foram reposicionados. Assim como sistema de pós-tratamento dos gases do escapamento e a preparação para receber o ar-condicionado.

Assim, não é necessário fazer cortes nas longarinas do eixo cardan para alongar o chassi. Na prática, o novo chassi já sai da fábrica pronto para receber carroceria. “Isso gera menos retrabalho”, diz o diretor de Vendas e Marketing de Ônibus as Mercedes-Benz, Walter Barbosa.

 


Notícias relacionadas

Notícias

Dono da JAC Motors traz ao Brasil nova marca de ônibus elétrico

Notícias

Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

Notícias

Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba

Notícias

Peugeot apresenta Boxer Minibus 2024 com serviço de conectividade no Brasil