Redação

02.06.2020 | 13:14

Marcopolo cria sistema que desinfeta sanitário de ônibus com luz ultravioleta

Marcopolo usa sistema de raios-ultravioleta UVC nos banheiros dos ônibus de suas marcas para eliminar micro-organismos, inclusive o novo coronavírus

Marcopolo cria sistema de desinfeção de sanitários de ônibus com luz ultravioleta
Crédito: Gelson Mello da Costa/Divulgação

A Marcopolo criou um sistema de desinfecção de sanitários de ônibus com o uso de luz ultravioleta. A tecnologia foi desenvolvida como parte do programa de inovação e soluções de combate ao covid-19. De acordo com informações da encarroçadora, essa solução é inédita no setor.

Diretor do negócio ônibus da Marcopolo no Brasil, Rodrigo Pikussa diz que iniciativa visa contribuir com a segurança na retomada da mobilidade. “Com as iniciativas de biossegurança a bordo, damos um passo adicional para proteger os usuários de nossos produtos.”

LEIA TAMBÉM: Marcopolo usará grafeno para reduzir peso de ônibus

O executivo afirma que o sistema garante que os sanitários dos ônibus fiquem sempre 100% limpos. A proteção vai muito além da covid-19. Permite reduzir o risco de transmissão de várias outras enfermidades.

O sistema foi aprovado pelo Laboratório de Microbiologia Clínica da Universidade de Caxias do Sul. Os testes feitos na universidade gaúcha mostraram que a eficiência supera 99,99%. Isso demonstra que o uso da luz ultravioleta UVC, além de simples, contribuiu com a saúde dos usuários do transporte coletivo.

Todos os Marcopolo podem ter o sistema

Diretor de engenharia da Marcopolo, Luciano Resner diz que todos os ônibus com sanitário podem receber o novo sistema. “Basta apenas uma avaliação da nossa equipe técnica. Isso é necessário para garantir que os dispositivos de segurança estejam presentes”.

Resner diz que há um dispositivos que evita que a luz ultravioleta seja acionada quando houver alguém no sanitário. “O UVC é extremamente eficiente nesta aplicação. Mas também é nocivo à saúde. Por isso seu uso deve ficar restrito a espaços fechados, sem que os passageiros fiquem expostos à luz.”

O novo sistema já está disponível. E pode ser instalado tanto em veículos que estão em produção quanto em modelos usados. O dispositivo será vendido na forma de kit para todos os ônibus das marcas Marcopolo, Neobus e Volare.

Sistema atua de forma automática

O sistema inclui um conjunto de luminárias ultravioleta. A quantidade e intensidade da luz é ajustada à configuração do ambiente. Essas luzes são acionadas automaticamente após o sanitário ser utilizado ou em ciclos pré-programados.

A radiação UVC elimina organismos como vírus e bactérias pois consegue penetrar nas células na estrutura genética desses patógenos. Há evidências que indicam que os raios-ultravioleta podem danificar os aminoácidos e proteínas que protegem o vírus. E impedem que esses organismos se liguem e infectem células hospedeiras.

Notícias relacionadas