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Marcopolo lança sistema de ar-condicionado controlado por IA

Novo sistema de ar-condicionado da Marcopolo mantém a temperatura estável por todo o interior do ônibus; item é opcional para os modelos G8

Thiago Vinholes

17 de dez, 2024 · 5 minutos de leitura.

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O novo ar-condicionado DutoSmart está disponível como opcional para os modelos G8
Crédito:Marcopolo/Divulgação

A Marcopolo anunciou o lançamento de um novo sistema de ar-condicionado controlado por inteligência artificial. Segundo o fabricante, a tecnologia tem como principal benefício a capacidade de manter a temperatura constante em todo o salão de passageiros do ônibus. A empresa oferece o equipamento, chamado DutoSmart, como opcional para os modelos rodoviários G8.

A engenharia da Marcopolo desenvolveu o novo sistema em parceria com a SOHA, uma empresa gaúcha de tecnologia. De acordo com a fabricante de ônibus, o DutoSmart utiliza sensores para captar a temperatura em diferentes pontos no interior do ônibus. O software de IA processa os dados e direciona o fluxo e o volume de ar refrigerado para os locais com temperatura acima da programada. Além disso, o sistema opera da mesma maneira nas aplicações de ar-condicionado com aquecimento.

Quando acionado, o dispositivo opera automaticamente e monitora a climatização no salão dos passageiros em tempo real, bem como sem interrupções. Dessa forma, o ar-condicionado consegue, por exemplo, manter a temperatura equilibrada no interior, mesmo quando o sol incide apenas em um dos lados do ônibus.


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Ar-condicionado inteligente

Conforme relatado por por Luciano Resner, diretor de Engenharia da Marcopolo, a aplicação do DutoSmart reduz a variação de temperatura para menos de 2ºC entre as poltronas da frente e as de trás do salão. "Em algumas condições, a diferença de temperatura no interior do ônibus chegava a 7º C, fazendo com que em alguns pontos os viajantes sentissem calor excessivo e, em outros, muito frio."

Ainda de acordo com o executivo, vários aspectos podem interferir no equilíbrio da temperatura interna de um ônibus. A proximidade do sanitário ou da região onde está instalado o motor, por exemplo, tornam essas áreas mais quentes, segundo Resner. “Manter a temperatura equilibrada em todo o interior do ônibus rodoviário e ao longo de toda a viagem sempre foi um dos maiores desafios para os fabricantes."

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O DutoSmart é compatível com equipamentos de ar-condicionado de qualquer marca -Marcopolo/Divulgação

A Marcopolo explica que a IA do DutoSmart controla os dutos de ventilação, ajustando o fluxo de ar para evitar áreas com excesso de frio ou calor. Além disso, é possível acessar os dados e configurações do sistema via WiFi. A ferramenta também emite alertas sobre falhas no equipamento e fornece o calendário de manutenção preventiva. O novo sistema da Marcopolo é compatível com os equipamentos de ar-condicionado de qualquer marca.

O DutoSmart é o segundo projeto da Marcopolo em parceria com a SOHA. Anteriormente, as duas empresas gaúchas desenvolveram um sistema de controle do uso do cinto de segurança em ônibus. O dispositivo monitora o uso do cinto pelos passageiros por meio de sensores sem fio nos assentos.

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