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Hilux Stout: como é a picape da Toyota voltada ao trabalho

Picape feita na Tailândia, Hilux Stout mantém a robustez do modelo de mesmo nome vendido no Brasil, mas com outro visual e acabamento

Thiago Vinholes

30 de nov, 2024 · 7 minutos de leitura.

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Toyota, Hilux Stout
Picape Hilux Stout usa mesma plataforma da Toyota Hilux, mas é mais acessível
Crédito:Toyota/Divulgação

Uma Toyota Hilux totalmente feita para o trabalho, com desenho exclusivo e características específicas para enfrentar tarefas pesados. Trata-se da Hilux Stout, que acaba de ser lançada no Peru. O modelo estreou em novembro de 2023, na Tailândia, onde é produzido.

Atualmente, a Toyota exporta a Hilux Stout para vários mercado. Assim, a venda no Peru marca a primeira incursão do modelo fora da Ásia. Segundo a fabricante, a picape recebe o nome de Hilux Champ na Tailândia, Hilux Rangga na Indonésia e Hilux Tamaraw nas Filipinas.

Porém, diferentemente da Hilux vendida no Brasil, por exemplo, a Hilux Stout tem acabamento bem simples. Assim, apesar de o desenho ser até um tanto futurista, que deriva do modelo conceitual IMV 0, apresentado em 2022, a picape para trabalho visa o custo baixo de produção.


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Toyota, Hilux Stout
Hilux Stout à venda no Peru tem motor 2.4 diesel de 150 cv de potência; Fotos: Toyota

Nesse sentido, as peças da carroceria, de formato simples, assim como as internas, são mais baratos de fabricar. Afinal, a proposta da Toyota para com a Hilux Stout é oferecer um produto acessível ao mercado. No Peru, por exemplo, seu preço parte de 75,550.98 soles, o equivalente a pouco mais de R$ 120 mil.

Hilux Stout leva uma tonelada de carga

Segundo a marca, a versão disponível no mercado peruano é a Hilux Stout 4x2 C/S Chassis 2GD. Ou seja, um chassi-cabine com um motor diesel 2.4 de 150 cv de potência e 35 mkgf de torque. O câmbio é manual de cinco marchas e a tração, no eixo traseiro. Suas dimensões são: 4,97 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,73 m de altura e 3,08 m de distância entre os eixos.


Na Ásia, há versões maiores, com 5,04 m e 5,30 m de comprimento. De acordo com a Toyota, todas têm capacidade para levar até uma tonelada de carga. Além disso, naquele mercado há opções de motores 2.0 e 2.7 gasolina, bem como a diesel. Também há opção de câmbio de seis marchas. Por ora, não oferta de tração 4x4.

Toyota, Hilux,
Assim como a carroceria, cabine da Hilux Stout é simples e utiliza materiais de baixo custo

A Toyota Daihatsu Engineering & Manufacturing (TDEM), localizada na Tailândia, projetou a Hilux Stout. O modelo utiliza a mesma plataforma da Hilux convencional, incluindo os conjuntos de suspensão. No entanto, a TDEM modificou a parte traseira do chassi, que conta com furações para encaixar diferentes tipos de caçambas e implementos.


Hilux Stout pode aparecer na Argentina. E no Brasil?

Desde o lançamento da Hilux Stout na Tailândia, especula-se que a Toyota venderá a picape nos países em que produz a Hilux convencional. Dessa forma, a Argentina surge como uma das candidatas a fazer o modelo, em Zárate. Aliás, a planta produz a Hilux vendida no Brasil e em outros países da América do Sul.

Recentemente, em entrevista ao site Motor 1, o presidente da Toyota Argentina, Gustavo Salinas, disse que poderia produzir a Hilux Stout no país, se houver demanda. Entretanto, frisou que esse plano ainda está em fase de análise.

Se o projeto avançar, certamente o modelo seria vendido no Brasil. Afinal, o País é o principal mercado da Toyota na América do Sul. Porém, conforme apurou o Estradão, essa possibilidade ainda é bastante remota.


Toyota, Hilux Stout
A picape pode receber diferentes tipos de caçamba ou mesmo implementos

Fontes da Toyota disseram que, ao menos por enquanto, não há planos de oferecer a Hilux Stout no Brasil, seja importando-a da Argentina ou da Ásia. Os principais impedimentos são o custo de produção na Argentina, que vem subindo, e o fato de a picape ser projetado sobretudo para atender a Ásia.

Seja como for, um porta-voz da Toyota do Brasil informou ao Estradão que "não comenta sobre possíveis planos futuros, mas sempre considera introduzir produtos que façam sentido para o mercado local". Além disso, a fabricante programou investimentos no País de R$ 11 bilhões até 2030. Ou seja, para produzir um compacto híbrido flex, o Yaris Cross, e um modelo inédito desenvolvido para o mercado brasileiro.


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