O maior motorhome do mundo é feito a partir de um ônibus articulado de dois andares. O modelo alemão batizado de Derbus, ou "O ônibus", tem capacidade para receber até 35 pessoas. Porém, há apenas dez assentos e cama para seis. Assim, essa casa sobre rodas feita em 1975 tem amplo espaço. Afinal, o comprimento do motorhome é de 18 metros, a largura é de 2,5 m e a altura, de 4 metros.
LEIA MAIS
Consórcio para peças e serviços é novidade da Mercedes-Benz
Caminhões elétricos da Scania ganham motores mais potentes
Volvo FH 540 é o líder absoluto dos caminhões pesados; veja ranking
Publicidade
Portanto, estamos falando de uma área interna de 90 m². Ou seja, o tamanho é similar ao de alguns apartamentos de três dormitórios em cidades como São Paulo, por exemplo. O motorhome gigante é baseado no Jumbocruiser. O ônibus articulado de dois andares foi feito de 1975 a 1992 pela Neoplan GmbH. Segundo a empresa, apenas 11 unidades foram feitas nesse período.
Todo o piso térreo é dedicado a espaços de convivência. Há um assento à direta do motorista e oito atrás. Além disso, o motorhome tem uma sala de reuniões para até dez pessoas. Da mesma forma, há um amplo bar e uma sala VIP. Nesses locais os revestimentos são de couro, mármore e madeiras nobres, além de aço e cromo. Um banheiro com pia e vaso sanitário completa o conjunto de acomodações.
Restauração completa
Há, ainda, garagem para um carro compacto e duas bicicletas, cujo acesso é feito por rampas. Quando está desocupado, esse espaço pode funcionar como escritório. No piso superior, onde se chega por meio de uma escada interna, fica a área íntima. Além de cozinha completa e muito bem equipada, há uma sala de estar e dois dormitórios.
O quarto da frente é o principal e tem cama de casal. O outro, na extremidade oposta, tem beliche e pode acomodar quatro pessoas. Porém, o espaço é exatamente amplo. O projeto foi idealizado a pedido do médico alemão Manfred Esterbauer, que comprou o ônibus em 1995. Ele pretendia fazer uma viagem de volta ao mundo a bordo do motorhome. Porém, isso nunca aconteceu.
Seja como for, a restauração completa do ônibus levou três anos para ser concluída. Nesse sentido, incluir a revisão geral das partes elétrica e mecânica, como motor e transmissão. Além disso, foi feita atualização e adaptação interna de todo o motorhome. Da mesma forma, a parte externa da carroceria, que é de alumínio, foi restaurada e melhorada.
Motorhome esteve na Busworld
Segundo a fabricante, o motorhome tem motor Mercedes-Benz OM 404 V. O 12 cilindros a diesel gera potência de 440 cv e está acoplado à transmissão automática Allison HAT 750 CR, de cinco velocidades. Além disso, um gerador Zeisse Camino 8 de 5,4 kW e um pacote de baterias garantem energia para abastecer todos os equipamentos elétricos, como geladeira e TVs.
Da mesma forma, há reservatórios para 670 litros de água potável. Seja como for, há ainda uma caldeira com capacidade para 50 litros de água. Portanto, os viajantes podem contar com banhos quentes em qualquer lugar. Aliás, Esterbauer viajou com o motorhome por vários países da Europa.
Porém, em 2004 a Omnibushandel Mario Roettgen, do setor de compra e venda de ônibus, arrematou o motorhome. Depois, a empresa alemã fez algumas atualizações para utilizar o Derbus em eventos e ações comerciais. Segundo rumores, a OMR chegou a tentar vender o modelo, mas não houve interessados.
Recentemente, o Derbus deu as caras na edição de 2023 do Busworld Europe, em Bruxelas, na Bélgica. De acordo com a OMR, o modelo recebeu várias atualizações. Assim, teria virado "o veículo mais luxuoso e confortável até hoje”. Porém, não houve mudanças aparentes. Assim, preserva o projeto encomendado por Esterbauer há quase 30 anos.