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LatBus destaca motores Euro 6 e eletrificação no setor de ônibus

Na LatBus, marcas do setor de ônibus destacam suas apostas para atender nova legislação de emissões e soluções elétricas

Andrea Ramos

09 de ago, 2022 · 12 minutos de leitura.

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ônibus

A LatBus, sigla da Feira Latinoamericana do Transporte, teve inicio nesta terça-feira (9), em São Paulo. O maior evento do setor de ônibus da América Latina vai até a próxima quinta-feira (11) e reúne novidades de fabricantes e sistemistas, que mostram suas apostas em relação a tecnologias, chassis e carrocerias, por exemplo. Entre os destaques, o público poderá ver de perto soluções como motores Euro 6, bem como sistemas de eletrificação.

A Scania, por exemplo, levou à LatBus sua nova geração de ônibus, conforme antecipado pelo Estradão. Além disso, a marca desta a parceria com a Eletra. que visa a redução de emissões do setor de transporte de passageiros. Como resultado, Scania fornecerá o chassi de 15 metros 6x2*4 e a Eletra cuidará do desenvolvimento do sistema de propulsão, incluindo motor, inversor e bateria fornecidos pela WEG.


Além disso, a Scania ficará responsável pela manutenção e por componentes do chassi. Por sua vez, a Caio fornecerá a carroceria dos ônibus. Segundo as empresas, o objetivo é atender a demanda por ônibus elétricos sobretudo na cidade de São Paulo. Até 2023, a cidade terá cerca de 1.500 novos ônibus do tipo. 

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Marcas apostam em ônibus elétricos

A Scania não está sozinha nessa empreitada. A Mercedes-Benz também vai fornecer os modelos 0500 Padron, o superarticulado de piso baixo O500UDA e o superarticulado de piso alto MDA à Eletra. De acordo com o diretor-geral de operações da Scania, Silvio Munhoz, a empresa deve entregar de 400 a 500 chassis de 15 metros à empresa.

Os novos ônibus vão substituir os articulados de 18 metros que ficaram mais ociosos por causa dos efeitos da pandemia da covid-19. Isso porque muitas pessoas deixaram de utilizar o transporte público com a implantação do sistema de trabalho híbrido. 


Oportunidades na LatBus

Segundo Munhoz, a LatBus servirá de palco para frotistas, que poderão conhecer novidades como os motores Euro 6. “Será possível testar esses modelos de modo a eleger a marca que melhor atenda cada tipo de demanda", diz. Porém, a marca não revelou preço dos novos chassis. Tampouco quando as vendas devem começar.

A Volvo também levou seu chassi elétrico, o BLZ de piso baixo à LatBus. O novo modelo pode ser equipado com pacotes de três a cinco baterias. As peças, de lítio níquel cobalto óxido de alumínio (NCA) têm capacidade de 94kWh cada. O número de baterias depende do tipo de aplicação.

Segundo a Volvo, a autonomia do novo ônibus chega a 300 km. Além disso, as baterias podem receber recargas rápidas, de seis minutos, nos pontos finais de linha. Da mesma forma, podem ser recarregadas na garagem do operador durante a noite. O BLZ conta com opções de ou dois motores de 200 kW cada.


Rodoviários da Volvo ganham motores Euro 6

A Volvo também apresentou o chassi rodoviário com motores Euro 6. Assim, a gama é formada pelas versões 4x2, 6x2 e 8x2 nos modelos B380R, B420R, B460R e B510R. Segundo a marca, na versão 4x2, a capacidade de carga é de até 19,5 toneladas. Já na 6x2, é de 24,75 t e na 8x2, chega a 29,25 t.

Conforme a fabricante, com os novos motores de 13 litros a redução do consumo de diesel é de até 9%. No caso dos urbanos, a Volvo não revelou detalhes sobre as inovações ligadas às novas regras de controle de emissões. Porém, a marca informou que as novidades serão apresentadas ainda em 2022. 

Mercedes-Benz

Mercedes-Benz também apresentou sua nova geração de ônibus com tecnologia Euro 6. Conforme dados da marca, entre os destaques estão o recurso batizado de BlueTec 6. Assim, esses modelos utilizam o sistema SCR. Porém, não precisam do EGR, de recirculação dos gases de escape. 


LatBus

Assim, a marca optou pelo chamado DPF. O componente filtra o material particulado, enquanto o oxidante DOC evita que esse poluente seja lançado na atmosfera. A limpeza do sistema é feita de forma automática. A nova geração dos modelos da Mercedes-Benz é formada por 21 chassis e conta com 70 combinações diferentes, bem como com 21 itens de segurança.

Durante os três dias de evento, o público poderá fazer test drive com o ônibus elétrico eO500U. O modelo foi apresentado no ano passado. 


Marcopolo vai testar ônibus a célula a hidrogênio 

Marcopolo anunciou o início da produção do Attiv, seu ônibus 100% elétrico neste mês de agosto. De acordo com a empresa, o primeiro lote terá 30 unidades. Conforme a fabricante, parte delas será destinada à operadoras de vários locais do País para a realização de testes práticos. 

LatBus

conforme a empresa, o Attiv tem autonomia de até 250 km. Além disso, o tempo de recarga é de até quatro horas. A marca trabalha no desenvolvimento de um chassi com piso alto. Bem como em um modelo com célula a combustível para operações rodoviárias. 


Segundo a empresa, a novidade começa a ser testada neste ano. Os testes vão ser feitos com um modelo a hidrogênio. Isso é fruto da parceria da Marcopolo com a Universidade São Paulo (USP). Inicialmente, cinco ônibus vão circular dentro da área da universidade. 

Volkswagen apresenta microonibus com motores Euro 6

A Marcopolo também celebra os bons resultados das vendas da nova geração do G8. Lançada há cerca de um ano, o modelo soma 275 unidades entregas. De acordo com a empresa, outros mil ônibus já foram vendidos e vão ser entregues nos próximos meses.

Equipados com motor Cummins ISF 3.8L de 175 cv e MAN D08 34 de 225 cv, ambos com tecnologias Euro 6, os chassis 11.180 e 17.230 são destaques da Volkswagen nesta Lat.Bus. Os dois são sucessores dos chassis mais vendidos da marca. Segundo a empresa, esses motores utilizam a tecnologia SCR.


LatBus

Além disso, a dupla de novos ônibus tem suspensão a ar. Bem com atualizações no acabamento e painel. A marca oferece ainda transmissão automática ZF Powerline de oito velocidades como opcional. Segundo a fabricante, os 15 produtos disponíveis no portfólio garantiram 33% de participação do mercado brasileiro no primeiro semestre.

Iveco apresenta ônibus a gás

Para comparação, em 2021 a participação da marca foi de 26%. Seja como for, neste ano a VW já vendeu mais de 3 mil unidades, com entregas programadas para até 2023. Desse total, 2,3 mil unidades foram vendidas por meio do Programa Caminho da Escola. Já o chassi 22.280 com 15 metros soma 700 vendas.


A Iveco lançou na LatBus o chassi 17-210 G. Trata-se de seu primeiro modelo movido a GNV ou biometano. Segundo a empresa, o foco são operações urbana e de fretamento com carrocerias de 12 metros. Com peso bruto total (PBT) de 17 t, o 17-210 G tem motor de 5.9 litros e seis cilindros com ciclo Otto da FPT.

De acordo com a fabricante, esse ônibus tem autonomia de até 250 km. A Iveco já está vendendo o novo modelo, que deve ter preço entre 30% e 35% mais alto que as versões a diesel. Conforme informações da empresa, as primeiras unidades serão entregues no chegam em 2023.

Linha Daily atualizada 

A Iveco também apresenta as vans Daily 45.160 e 50.180 com tecnologia Euro 6. Os dois modelos chegam com novos acabamentos internos. Outros destaques são os ônibus 10-190 e 17-280 com motores que atendem as novas regras de emissões de poluentes, Os dois têm suspensão semielípticas e freios a ar.  Para se enquadrar à Euro 6, a Iveco utiliza a tecnologia EGR. O chamado Hi-SCR dispensa o Arla 32.


Por fim, a marca mostrou o Iveco E Way, ônibus elétrico que roda na Europa. Segundo a marca, o objetivo é apresentar a nova tecnologia aos brasileiros. O chassi de 12 metros ode receber oito pacotes de baterias instalados no teto. Contudo, a empresa não descarta a possibilidade de realizar testes com o modelo no País. Além disso, adiantou que prepara a homologação em alguns países da América Latina, como a Colômbia, por exemplo. 

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