A primeira ambulância 100% elétrica do Brasil é da JAC Motors e já está em operação. O veículo chega para atender pacientes da Porto Saúde. Assim, contempla práticas sustentáveis da empresa, que já conta com uma frota de 20 automóveis eletrificados desde 2017.
De acordo com a Porto Saúde, o objetivo com a ambulância elétrica é reduzir a emissão dos gases de efeito estufa em até 87,33% ao ano. Isso quando se compara a uma ambulância convencional movida a diesel que roda, por exemplo, uma média de 3 mil km ao mês.
Seja como for, a ambulância é a van elétrica JAC iEV750V. Seu motor gera 163 cv de potência e robustos 76,5 mkgf de torque máximo. Já as baterias têm capacidade de 92 kWh e rendem uma autonomia de até 235 km. O carregamento leva cerca de 13 horas para completar a carga, ou 8 horas para atingir 50% da capacidade.
Publicidade
Equipamentos
O JAC iEV750V conta com o sistema i-Pedal. Quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor elétrico se transforma em gerador. Assim recarrega a bateria e eleva a autonomia em até 20%. Além disso, a van traz alguns sistemas inteligentes. Caso do modo Eco, que trabalha em condução mais econômica. Dessa forma, a autonomia chega a 280 km e o sistema aumenta a capacidade de recuperação de energia nas desacelerações e frenagens.
Preço e manutenção
O veículo custa R$ 389.900, sem incluir o valor da transformação. No caso da ambulância da Porto Saúde, a Alpha6, parceira da JAC Motors, foi quem converteu o modelo. O valor da adaptação não foi revelado, mas, para comparação, um Mercedes-Benz Sprinter 416 Van custa a partir de R$ 332 mil, segundo a Tabela Fipe.
Vale ressaltar que o custo de manutenção da van elétrica é inferior ao de veículos a combustão. Afinal, o motor elétrico dispensa itens como bicos e bomba injetora, assim como radiador, sistema de escapamento, correias, entre outros. Ademais, por se tratar de um elétrico, não há ruído do motor. O pouco barulho a bordo vem do sistema de ar-condicionado.