Redação

22/01/2022 - 3 minutos de leitura.

Iveco começa a produzir micro-ônibus Daily movido a gás natural

Com 60 unidades prontas, novo Iveco Daily Minibus a gás estreia na Costa do Marfim para modernizar transporte de passageiros no país africano

Novo Daily a gás natural estreia na Costa do Marfim. Seria uma boa solução para o Brasil? Crédito: Iveco/Divulgação

A Iveco Bus fechou uma parceria com a empresa Sotra Industrie, da Costa do Marfim, para produzir o Daily Minibus a gás. A marca batizou o modelo de Daily Ivoire, que em francês significa Marfim. A produção será feita na fábrica da Sotra, com capacidade para produzir mil unidades por ano. Assim, o Daily será o primeiro micro-ônibus feito no país.

O projeto, que começou em 2018, é o resultado de uma colaboração entre a Iveco Bus, marca do Iveco Group, e a SOTRA (Société des Transports Abidjanais), que é o provedor de transporte público para Abidjan e seus subúrbios há quase 40 anos.

Como grande diferencial, o micro-ônibus da Iveco tem motor a gás natural da FPT Industrial, que também é uma marca do grupo Iveco. Além disso, tem capacidade interessante, que varia entre 16 e 26 lugares.

Continua depois do anúncio

A Sotra já produziu, portanto, 60 unidades do veículo que serão destinados ao mercado interno da Costa do Marfim e a outros países da África central e ocidental. Para produzir o Daily Minibus a gás, a fabricante emprega 500 funcionários na linha de montagem.

De acordo com a Iveco, a iniciativa contribui para o programa do governo da Costa do Marfim para modernizar a oferta de transporte. E serve para diversificar a economia nacional por meio da industrialização.

LEIA TAMBÉM
Volvo lança caminhão elétrico VNR com autonomia para 440 km


No Brasil, só Daily a diesel

Com os novos micro-ônibus a gás, a Iveco dá mais um passo rumo ao avanço do fornecimento de caminhões e ônibus com propulsão alternativa ao diesel. Para tanto, a marca italiana é uma das mais avançadas na oferta desses produtos no mundo.

Aqui na América do Sul, a Iveco foi a primeira a homologar um caminhão a gás para a produção na Argentina, em 2020. No entanto, no Brasil, ainda produz apenas caminhões e ônibus a diesel. No ano passado, a montadora renovou a linha Daily para passageiros, mas nenhum dos modelos terá combustível alternativo, pelo menos por enquanto.

Notícias relacionadas

Mercado

Venda de ônibus recua 27,9% no trimestre; veja o ranking por modelo

Mercado

Ônibus novos a caminho: veja as apostas das marcas para 2024

Mercado

Scania: próximos veículos elétricos terão maior autonomia

Mercado

Ônibus: Mercedes-Benz, Volksbus e Marcopolo dominam vendas