Você está lendo...
Volvo lança caminhão elétrico VNR com autonomia para rodar até 440 km
Notícias

Volvo lança caminhão elétrico VNR com autonomia para rodar até 440 km

Novo Volvo VNR amplia o alcance das baterias de 220 km para até 440 km com nova bateria que permite recarregar em estações de carga rápida

Redação

19 de jan, 2022 · 3 minutos de leitura.

Volvo VNR elétrico
Volvo lança a nova geração do caminhão elétrico VNR com baterias mais potentes
Crédito:Volvo/Divulgação

A Volvo Trucks lançou a nova geração do caminhão elétrico VNR Electric para o mercado norte-americano. Agora, o modelo tem autonomia 85% maior que na versão anterior. De acordo com a montadora, a primeira geração tinha alcance operacional de até 240 quilômetros. E chega a 440 km com maior armazenamento de energia, de até 565 kWh.

A melhoria no desempenho ocorre graças ao novo pacote de baterias, que ganhou aprimoramento no design. Além disso, o carregamento da nova versão está mais rápido. Em estações de carga rápida, com 250 kW, permite recarregar 80% da capacidade em 90 minutos, no caso do pacote de seis baterias, ou em 60 minutos, com quatro baterias.

No entanto, a produção do novo VNR Electric começará no 2º trimestre deste ano. A Volvo fabricará o modelo na fábrica de New River Valley, na Virginia (EUA), mesma linha de produção que faz todos os caminhões destinados à América do Norte.


LEIA TAMBÉM
BYD cresce no mercado de furgões elétricos com o eT3
Volvo VNR

50% elétricos até 2030

A Volvo Trucks estabeleceu uma meta global: até 2030, metade dos todos os caminhões vendidos serão elétricos. De acordo com o presidente, Roger Alm, a fabricante sueca está determinada a liderar a transformação do setor de transporte. "O interesse entre os clientes é alto e está rapidamente se tornando uma vantagem para eles", diz.

A montadora iniciou a produção em série de caminhões elétricos em 2019. Assim, foi uma das primeiras marcas de caminhões no mundo a partir para a eletrificação. Para tanto, até o momento a gama de produtos inclui seis modelos de caminhões elétricos: FH, FM, FMX, FE, FL e VNR.


O Volvo VNR Electric é, portanto, um dos seis modelos de caminhões pesados totalmente elétricos da Volvo Trucks. Assim, a empresa projetou o modelo para o mercado norte-americano. Sua primeira versão começou a ser vendida em dezembro de 2020. Até o momento, o mercado brasileiro ainda não conta com nenhum desses modelos disponíveis para venda.