O grupo JCA investiu cerca de R$ 500 milhões na ampliação da sua frota. Assim, adquiriu 485 novos ônibus com motorização Euro 6. Segundo a empresa, são chassis Mercedes-Benz e carroceria Marcopolo. Os modelos começam a compor a frota a partir deste mês. E servirão a todas as empresas do grupo. Entre elas, Cometa, 1001 e Catarinense. Os veículos serão utilizados para transportes rodoviário e urbano, além de fretamento.
Seja como for, a decisão em comprar ônibus 0-km com motor Euro 6 vai ao encontro do desejo da empresa em oferecer transporte mais limpo. Vale destacar que esses veículos podem proporcionar redução de gases poluentes. Assim, diminui em 60% as emissões de materiais particulados. E em aproximadamente 80% de Óxido de Nitrogênio.
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Sistemas de segurança a bordo
Segundo a JCA, outro ponto forte dos novos ônibus são os pacotes de segurança embarcada. Ao todo, são mais de 20 recursos tecnológicos que ajudam a previnir acidentes. Para o transporte rodoviário, por exemplo, há o sistema de frenagem de emergência. Bem como sistema auxiliar de freio, assistente de ponto cego, entre outros recursos.
Mesmo diante de um mercado que ainda está em recuperação de demanda, a JCA considera um investimento estratégico para esse momento. Assim, as empresas Cometa, 1001 e Catarinense, por exemplo, afirmam que aprimorar a experiência e a satisfação dos clientes é essencial.
Como atrair mais passageiros?
Seja como for, iniciativas como essa podem ajudar o Grupo JCA e outras empresas a aumentarem o fluxo de passageiros transportados. Isso porque o volume caiu no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre e de Passageiros, a ABRATI, de janeiro a março, 6,9 milhões passageiros viajaram de ônibus. Ou seja, 2,4 milhões a menos do que o mesmo período do ano passado. Na época as empresas transportaram 9,4 milhões de pessoas.
Por causa dessa queda nos volumes, as viações têm investido em melhorar a experiência do usuário. Além disso, em ações promocionais que proporcionem um preço menor das passagens. De acordo com a ABRATI, a principal estratégia é apostar em preços atrativos. Esse é o caso das promoções "relâmpagos" e dos descontos especiais.