Mercado

Eich Motors compra Volvo Bus na Índia

Com a compra da Volvo Bus, o objetivo da Eich Motors é desenvolver novos produtos para a Índia, o segundo maior mercado de ônibus do mundo, e ampliar as exportações

Aline Feltrin

18 de ago, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Eich Motors compra a Volvo Bus na Índia
Crédito:Volvo/Divulgação
Eich Motors compra a Volvo Bus na Índia

A Eich Motors comprou a filial da Volvo Bus na Índia. A divisão de ônibus da marca sueca opera no país por meio da Volvo Eicher Commercial Vehicles (VECV). O valor do negócio foi de 100  milhões de rúpias indianas (R$ 7,3 milhões na conversão direta, sem impostos), de acordo com comunicado da Eicher Motors à Bolsa de Valores local.

LEIA TAMBÉM: Iveco entrega 84 ônibus do Programa Caminho da Escola
Com a compra da divisão de ônibus da Volvo,  a VECV passa a ter o direito de fabricar, montar e distribuir ônibus da marca sueca na Índia. Além disso, terá o controle da fábrica de Hosakote, no Estado indiano de Karnataka, e das negociações co toda a cadeia de fornecedores.
Presidente da VECV, Siddhartha Lal diz em nota divulgada à imprensa internacional que o negócio vai fortalecer o desenvolvimento de produtos da Volvo e da Eich Motors no mercado indiano.

Um dos focos da nova operação será o fortalecimento das exportações. A companhia planeja oferecer produtos e serviços complementares ao atual portfólio da Volvo Bus em mercados internacionais.
 

Eich Motors ampliará gama da Volvo Bus

A expectativa  da volvo é que clientes e parceiros tenham o mesmo  nível de atendimento ao cliente e produtos de classe mundial das marcas Volvo e Eicher.
De acordo com informações da Volvo, a nova divisão de ônibus poderá oferecer uma gama ainda mais completa e moderna de veículos. Segundo a empresa, a companhia atenderá plenamente a necessidade dos clientes de ônibus pesados, médios e leves.
A junção de forças faz, inclusive, com que a nova empresa esteja mais preparada para acompanhar as tendências do mercado indiano, segundo as duas companhias. Isso inclui urbanização, e-mobilidade (eletrificação) e conectividade, além de outras tendências.

Mercado de ônibus elétricos

A Índia é o segundo maior fabricante de ônibus do mundo. E o mercado local está em expansão. Em 2019, o país produziu 44.333 unidades. Isso representa alta de 9,2% ante as 40.604 feitas em 2018. A Índia está atrás apenas da China, que em 2019 fabricou 140.341 ônibus. Os números foram divulgados pela Oica, a associação internacional que representa as fabricantes de veículos automotores.
O segmento de ônibus elétricos na Índia também está avançando a passos largos. Até 2025, a estimativa é chegar a mais de 7.000 unidades, de acordo com informações da Sustentable Bus. Se a previsão se concretizar, representará alta de 53% no período entre 2018 e 2025.
Deixe sua opinião