Notícias

BYD entrega 60 ônibus elétricos para o transporte público de São Paulo

Modelos BYD D9W, com 12,9 metros de comprimento e capacidade para 80 passageiros sentados, são produzidos em Campinas (SP)

Thiago Vinholes

24 de jan, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

BYD, D9W, ônibus elétrico
A frota de São Paulo já conta com mais de 150 ônibus elétricos da BYD
Crédito:BYD/Divulgação

A BYD entregou nesta semana um novo lote de 60 ônibus elétricos para a frota de transporte público da capital paulista. O evento de entrega ocorreu na quinta-feira (23), no Sambódromo do Anhembi, e contou com a presença de autoridades, incluindo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

“Não tem barulho, é muito mais confortável, todos com ar-condicionado, USB, com tudo aquilo que merece os nossos passageiros e os nossos profissionais do transporte”, comentou o prefeito.

Os novos ônibus incorporados na cidade são da série BYD D9W, com 12,98 metros de comprimento e capacidade para 80 passageiros sentados. A BYD monta esse modelo em sua unidade em Campinas (SP). A empresa chinesa também produz as baterias do ônibus no Brasil, numa fábrica em Manaus (AM). Além disso, a carroceria do veículo é do tipo eMillennium, fabricada em Botucatu (SP) pela Caio Induscar.


Publicidade

Conforme dados do fabricante, o D9W percorre até 250 quilômetros com uma única carga e recarrega completamente em até três horas. O ônibus também possui sistema de freios regenerativos, que converte a energia de frenagem em eletricidade para recarregar as baterias.

BYD, D9W, ônibus elétrico
O BYD D9W tem carroceria da Caio Induscar - BYD/Divulgação

O ônibus elétrico da BYD é um modelo com design “Low Entry”. Ou seja, ele não tem degraus de acesso, o que melhora o acesso de passageiros com mobilidade reduzida. Outro recurso do D9W é a suspensão pneumática ajustável.


Ônibus elétrico da BYD não polui e dura mais

De acordo com a BYD, cada ônibus elétrico evita a emissão de aproximadamente 118 toneladas de CO₂ por ano, valor que um ônibus a diesel emitiria no mesmo período. Para compensar essas emissões seria necessário o plantio de 847 árvores, conforme a estimativa da empresa.

Além disso, a BYD aponta que os custos operacionais dos ônibus elétricos são até 70% mais baixos que os de modelos a diesel, mas que tem valores de aquisição mais acessíveis. Em contrapartida, os ônibus com motorização elétrica possuem uma vida útil de até 15 anos, superando a média de 10 anos dos modelos a combustão, segundo o fabricante.

BYD, D9W, ônibus elétrico
O D9W é um ônibus do tipo "Low Entry", sem degraus de acesso - BYD/Divulgação

A frota de São Paulo, após a nova aquisição, chegou a 152 modelos elétricos fornecidos pela BYD. No Brasil, marca entregou um total de 313 ônibus. Curitiba, São José dos Campos e Bauru são algumas das cidades onde circulam os ônibus elétricos da empresa.

“Essa entrega reforça nosso compromisso com o Brasil e com a promoção de um transporte público de emissão zero. Estamos orgulhosos de produzir no estado de São Paulo e contribuir para a economia local, enquanto trabalhamos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, afirmou Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus da BYD Brasil.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião