A BYD entregou nesta semana um novo lote de 60 ônibus elétricos para a frota de transporte público da capital paulista. O evento de entrega ocorreu na quinta-feira (23), no Sambódromo do Anhembi, e contou com a presença de autoridades, incluindo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
“Não tem barulho, é muito mais confortável, todos com ar-condicionado, USB, com tudo aquilo que merece os nossos passageiros e os nossos profissionais do transporte”, comentou o prefeito.
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Os novos ônibus incorporados na cidade são da série BYD D9W, com 12,98 metros de comprimento e capacidade para 80 passageiros sentados. A BYD monta esse modelo em sua unidade em Campinas (SP). A empresa chinesa também produz as baterias do ônibus no Brasil, numa fábrica em Manaus (AM). Além disso, a carroceria do veículo é do tipo eMillennium, fabricada em Botucatu (SP) pela Caio Induscar.
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Conforme dados do fabricante, o D9W percorre até 250 quilômetros com uma única carga e recarrega completamente em até três horas. O ônibus também possui sistema de freios regenerativos, que converte a energia de frenagem em eletricidade para recarregar as baterias.
O ônibus elétrico da BYD é um modelo com design “Low Entry”. Ou seja, ele não tem degraus de acesso, o que melhora o acesso de passageiros com mobilidade reduzida. Outro recurso do D9W é a suspensão pneumática ajustável.
Ônibus elétrico da BYD não polui e dura mais
De acordo com a BYD, cada ônibus elétrico evita a emissão de aproximadamente 118 toneladas de CO₂ por ano, valor que um ônibus a diesel emitiria no mesmo período. Para compensar essas emissões seria necessário o plantio de 847 árvores, conforme a estimativa da empresa.
Além disso, a BYD aponta que os custos operacionais dos ônibus elétricos são até 70% mais baixos que os de modelos a diesel, mas que tem valores de aquisição mais acessíveis. Em contrapartida, os ônibus com motorização elétrica possuem uma vida útil de até 15 anos, superando a média de 10 anos dos modelos a combustão, segundo o fabricante.
A frota de São Paulo, após a nova aquisição, chegou a 152 modelos elétricos fornecidos pela BYD. No Brasil, marca entregou um total de 313 ônibus. Curitiba, São José dos Campos e Bauru são algumas das cidades onde circulam os ônibus elétricos da empresa.
“Essa entrega reforça nosso compromisso com o Brasil e com a promoção de um transporte público de emissão zero. Estamos orgulhosos de produzir no estado de São Paulo e contribuir para a economia local, enquanto trabalhamos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, afirmou Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus da BYD Brasil.