Tecnologia

ZF e Locomation tornarão caminhões autônomos reais em 2022

Caminhões autônomos devem começar a rodar em operações reais na América do Norte no final de 2022. E vão utilizar tecnologia ZF

Andrea Ramos, especial para o Estradão

30 de ago, 2021 · 6 minutos de leitura.

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ZF e Locomation se unem para tornar real caminhões autônomos em 2022
ZF e Locomation se unem para tornar real caminhões autônomos em 2022
Crédito:Locomation/Divulgação
ZF e Locomation se unem para tornar real caminhões autônomos em 2022

A partir de 2022, os caminhões que dirigem sozinhos se tornarão realidade, ao menos nos Estados Unidos. A ZF anunciou uma parceria com a Locomation para desenvolver caminhões autônomos. E as empresas prometem torná-los reais já em 2022.

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Como parte do acordo, a ZF fornecerá à Locomation unidades de direção elétrica ReAX Nível 4. Dessa forma, trabalhará com a empresa para testar os sistemas em condições reais. Assim, os testes ocorrerão com caminhões de grandes frotistas norte-americanos, entre eles, a Wilson Logistics.


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“A ZF traz sua experiência do setor automotivo para veículos comerciais. Trata-se de uma grande oportunidade de conduzir a implantação de caminhões autônomos. E de forma segura”, disse o cofundador da Locomation e CEO, Çetin Meriçli.

Caminhões autônomos: realidade em 2022

Por sua vez, a Locomation desenvolve as tecnologias para automação em veículos pesados. Nesse sentido, a companhia planeja implantar seu sistema Autonomous Relay Convoy no final de 2022.

Seja como for, os executivos da Locomation afirmam que e empresa conta com uma carteira com 2.120 pedidos de clientes. Mesmo a tecnologia autônoma ainda não estar disponível.


“Temos o prazer de colaborar com a Locomation. Principalmente nesse momento em que ela está na fase final do desenvolvimento da tecnologia para o transporte. A abordagem única e prática da Locomation oferece uma oportunidade de chegar ao mercado mais cedo. Dessa forma, fornece à ZF dados do mundo real. Para, assim, aprimorarmos nossa tecnologia”, disse o vice-presidente para as Américas, da divisão de veículos comerciais do Grupo ZF, Julien Plenchette.

Porém, vale ressaltar que durante as avalições finais os caminhões serão operados sob orientação humana. Contudo, a proposta é que os caminhões ajam por conta própria. À medida que os ambientes externos se tornem mais seguros. Nesse sentido, isso significa uma comunicação bem desenvolvida. Sobretudo entre a infraestrutura e a tecnologia.

A ZF informou ao Estradão que neste momento os sistemas desenvolvidos pela Locomation são voltados apenas para os caminhões americanos. Entretanto, os primeiros resultados desta parceria irão beneficiar os desenvolvimentos no que se refere à condução autônoma. Primeiro para caminhões nos EUA. E posteriormente mundo afora. Mas com especial foco nos mercados em que a automação já se encontra em níveis mais avançados.


Sistema ZF ReAX

O ReAX chegou ao mercado em 2018. Até então como o primeiro protótipo do mundo de um sistema de direção totalmente elétrico. E direcionado exclusivamente para veículos comerciais. Nesse sentido, ele dispensa o sistema hidráulico e periféricos.

Seja como for, o seu motor elétrico fornece 70 Nm de servoassistência total. A direção totalmente elétrica é essencial para sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).


Direção inteligente com e sem motorista

O ReAX é um componente fundamental uma vez que possibilita aos caminhões e ônibus “agirem”. Assim, é integrado à unidades de controle eletrônico, como o ZF ProAI. Além de sensores e outros sistemas veiculares. Dessa forma pode realizar diversas tarefas. Ou seja, do controle dos movimentos laterais à condução autônoma de nível 4. Isso significa que o caminhão esterça sozinho em determinados trechos da rodovia. Bem como pode realizar manobras em terminais de carga e descarga.

A direção ReAX também oferece suporte a funções integradas de segurança ativa. Como o sistema de manutenção de faixa. Item que ajuda a evitar que o veículo saia da pista.

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