Notícias

VWCO vai exportar caminhões Constellation com a caixa V-Tronic Traxon

A transmissão automatizada ganhou uma série de melhorias para ampliar a eficiência mecânica e espaçar as manutenções preventivas dos caminhões VWCO

Redação

31 de mar, 2021 · 3 minutos de leitura.

VWCO" >
Crédito:Divulgação: VWCO

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, VWCO, vai exportar quatro modelos de caminhões Constellation com a nova caixa V-Trocnic ZF Traxon automatizada de 12 velocidades. São eles os 24.330, 30.330, 19.360 e 25.360. Essa é a mesma transmissão do recém-lançado caminhão extrapesado Meteor.

De acordo com a VWCO, a nova geração de transmissão automatizada ganhou uma série de melhorias para ampliar a eficiência mecânica. E, também, espaçar as manutenções preventivas. Além disso, em conjunto com o motor, permite a troca de milhares de informações precisas por segundo no sistema. Logo, isso assegura a troca mais rápida de marchas e melhores condições de operação nas mais variadas situações. Incluindo topografias mais acidentadas.

Você também vai gostar de


O acionamento das marchas é feito por meio de uma alavanca posicionada no console central para melhorar a ergonomia. Ademais, a nova transmissão Traxon reduz o nível de ruído em até 35%. Ou seja, auxilia no bem-estar do motorista a bordo.

A montadora garante que por causa do torque de entrada máximo de 2.400 Nm, a caixa proporciona robustez e trocas de marchas mais rápidas. E, portanto, com menor interrupção na transmissão do torque. Outra vantagem é a engenharia modular da transmissão que resulta em manutenções mais rápidas e simples.

Pacote de funcionalidades

A nova transmissão chega também com um pacote de funcionalidades. Com isso, a Volkswagen promete redução do consumo de combustível e ampliação da segurança operacional. Confira:

Eco-roll: aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada.

Sensor de inclinação: auxilia na manutenção da rotação adequada para melhor consumo de combustível.

Modo manobra: controla a velocidade e não permite a troca de marchas, proporcionando assim uma saída suave sem trancos.

Kick down: ao pisar fundo no acelerador, a transmissão reduz a marcha aumentando o giro do motor para obter melhor performance para ultrapassagem seguras.

Easystart: assistente de partida em rampa.