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VWCO estabelece centro de eletromobilidade em Resende

Centro de eletromobilidade da VWCO em Resende desenvolve soluções para os veículos elétricos disponíveis no Brasil

Thiago Vinholes

20 de set, 2024 · 6 minutos de leitura.

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VWCO, eletromobilidade
Veículos elétricos da VWCO têm soluções criadas pelo centro de pesquisa em Resende
Crédito:VWCO/Divulgação

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) estabeleceu no Brasil um centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca na área de eletromobilidade. As atividades ficam concentradas na unidade da montadora em Resende (RJ).

O trabalho da VWCO nessa área começou em 2018, com a criação de um time de engenheiros dedicados a projetos de veículos elétricos. Atualmente, os veículos elétricos da marca disponíveis Brasil possuem soluções criadas pelo centro em Resende.

“Como principais resultados dessa expertise, estão o lançamento do primeiro caminhão elétrico concebido e produzido na América Latina em 2021 e agora a apresentação do e-Volksbus, além de diversas pesquisas e soluções para viabilizar essa mobilidade sustentável, incluindo a mais recente anunciada para desenvolvimento de baterias a base de Nióbio”, disse Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO.


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VWCO, eletromobilidade
O caminhão elétrico eDelivery estrou no mercado brasileiro em 2021 - VWCO/Divulgação

Lançado recentemente, o e-Volksbus é o primeiro ônibus 100% elétrico da Volkswagen no Brasil. De acordo com montadora, o modelo possui um chassi modular flexível desenvolvido pelo centro de eletromobilidade em Resende. Ademais, segundo a VWCO, o componente, que também serve para caminhões, agiliza a adaptação a diferentes plataformas, permitindo alta comunização de componentes e maior rapidez do desenvolvimento de novos veículos.

Além disso, o desenvolvimento de softwares para veículos elétricos é outra atribuição do centro fluminense da VWCO. O fabricante informou que, no estágio atual, os engenheiros de eletromobilidade criaram mais de 70% das funções eletrônicas presentes nesses veículos .


Elétrico e diesel produzidos lado-a-lado

A VWCO revelou que tanto o e-Delivery quanto o e-Volksbus têm grande parte de sua produção compartilhada na mesma linha que os demais veículos diesel. A única exceção é na fase de montagem das baterias dos modelos elétricos, alocada em uma área dedicada, o “e-Shop”.

VWCO, eDelivery
Caminhões elétricos e a diesel da VW são produzidos lado-a-lado em Resende - VWCO/Divulgação

De acordo com a fabricante, esse método de produção mantém a qualidade dos chassis elétricos em ordem com os demais veículos a diesel na linha de produção. No e-Shop, profissionais especializados trabalham na montagem de sistemas de alta tensão, de até 650V, seguindo rigorosos protocolos de segurança, como informa a fabricante.


No caso do e-Volksbus, a montagem das baterias no teto do veículo ocorre durante a etapa de encarroçamento, com a VWCO acompanhando essa etapa em um último posto de checagem e liberação.

Centro de eletromobilidade cria e executa testes

Com a introdução dos veículos elétricos no Brasil, o centro de eletromobilidade da VWCO em Resende aprofundou e complementou seus processos de teste e validação de novos produtos. A montadora informou que, atualmente, a unidade fluminense conduz mais de 50 avaliações específicas para veículos com motorização elétrica.

e-Volksbus, VWCO
O e-Volksbus pode ser configurado para transportar até 80 passageiros - VWCO/Divulgação

Os modelos são submetidos a medições de isolamento elétricos dos sistemas, testes de compatibilidade eletromagnética e até mesmo provas de submersão e passagens em pontos alagados. De acordo com a VWCO, esses processos têm o objetivo de garantir a operação do veículo elétrico nas mesmas condições dos modelos a diesel.

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