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Volkswagen lança o e-Volksbus, seu primeiro ônibus elétrico no Brasil

Em desenvolvimento há mais de um ano no País, ônibus elétrico e-Volksbus vai custar quase R$ 2 milhões; VWCO vai testar modelo com clientes

Andrea Ramos, De Resende, Rio de Janeiro

24 de mai, 2023 · 4 minutos de leitura.

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ônibus elétrico

Depois de lançar a nova geração de ônibus Euro 6, que estreia com mais de 500 unidades reservadas, a Volkbus apresenta o seu primeiro ônibus 100% elétrico para o mercado brasileiro. Por enquanto, o modelo ganhou o nome de e-Volksbus. Porém, trata-se do nome do projeto. Por enquanto, os executivos da Volkswagen não revelam o nome do modelo.

Mas adiantam que a versão apresentada é um Padron, com 18 t de PBT e capacidade para transportar mais de 80 passageiros. Ou seja, a versão a bateria atende às demandas do transporte de passageiros na cidade de São Paulo, da SPTrans.

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Da mesma forma, a Volkswagen ainda não revelou dados de potência e torque. Entretanto, o veículo poderá receber pacotes de 8 a 13 baterias. Assim, terá autonomia de até 350 km.

De acordo com o vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche, a montadora desenvolveu o veículo na mesma plataforma do caminhão e-Delivery. Ou seja, conta com os mesmos fornecedores de componentes, dentro do chamado e-Consórcio.

Mais versões do ônibus elétrico e-Volksbus

A projeção é que, a curto prazo, a fabricante traga novas versões e configurações do chassi. Seja como for, a Volkswagen começará a testar o modelo com clientes em breve. Uma vez que a expectativa da Volksbus é lançar o ônibus elétrico no mercado até meados do próximo ano. A montadora adianta que o modelo deve chegar com preço próximo de R$ 2 milhões.


A Volkswagen afirma ainda que o ônibus elétrico faz parte dos investimentos de R$ 2,5 bilhões projetados entre 2021 e 2025. Parte desse valor, cerca de R$ 1 bilhão, foram destinados ao desenvolvimento da gama Euro 6. Já os R$ 1,5 bilhão restantes contemplam a eletrificação dos veículos. O que incluí os caminhões.

Alouche disse também que a fabricante está em conversas com a Eletra, mas com o objetivo de desenvolver ônibus elétrico com chassi Volkswagen e tecnologia da marca. O que poderia ser uma alternativa mais barata frente ao e-Volksbus. Na prática, seria uma opção para tornar a eletrificação do segmento mais viável.

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