Há uma década, o segmento de caminhões médios era um dos menos representativos nas vendas no País. Em alguns anos, os emplacamentos foram menores que os de semileves e leves, por exemplo. Em outras palavras, a participação ficava abaixo de 10% do total. Isso porque os modelos disponíveis eram grandes para as cidades. Porém, a capacidade era reduzida para viagens de curtas distâncias.
Contudo, a partir de 2013 o cenário começou a mudar. Naquele ano, a Ford lançou o Cargo 1119. Ou seja, um modelo com características de leves, mas com capacidade de médio. Como resultado, o sucesso de vendas foi imediato. Assim, estava criada uma tendência que seria seguida por outras marcas.
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Segundo a Ford, o Cargo 1119 tinha peso bruto total (PBT) de 10,5 toneladas. Além disso, a plataforma de carga era mais baixa e cabine, menor. Da mesma forma, a carga útil era de 7.164 kg. Assim, graças a esses atributos, o modelo liderou as vendas do segmento por anos. Logo, outras fabricantes lançaram produtos para competir com o Cargo.
Líder e vice-líder dos caminhões médios
Foi o que fez a Volkswagen Caminhões e Ônibus que, em 2017, lançou a linha Delivery. Desse forma, um dos modelos é o médio 11.180. Entre os atributos, tem boa capacidade de carga. Bem como é ágil para rodar na cidade. Como resultado, um ano depois, o VW Delivery virou líder de mercado. Com mais de 2,5 mil vendas, superou o Cargo e assim se mantém até hoje. Do mesmo modo, é vice-líder no País. Ou seja, perde para o pesado Volvo FH.
Representatividade
Para se ter uma ideia, atualmente o VW Delivery 11.180 sozinho representa 47% das vendas do segmento. Nesse sentido, de janeiro a setembro, a VWCO vendeu 3.275 unidades do modelo. Ou seja, o modelo emplacou sozinho quase o que os nove mais vendidos do segmento emplacaram juntos no período. Ou seja, 3.471 unidades (veja o ranking abaixo).
Seja como for, tecnicamente, o VW Delivery 11.180 tem PBT 10,8 toneladas. Assim, a proposta é oferecer um veículo versátil. Por isso, traz distâncias entre os eixos de 3.400 mm, 4.000 mm, 4.400 mm e 4.600 mm. Assim, a depender da carroceria que receber, o caminhão pode ter capacidade de carga útil entre de 7.330 kg a 7.480 kg.
O modelo ainda é mais vendido na versão com motor Euro 5. Mas a VWCO já está faturando modelos Euro 6 também. Entretanto, como o Delivery manteve a potência e torque com a nova tecnologia, não é possível mensurar quanto das vendas são de caminhões Euro 6.
Seja como for, o Delivery conta com motor Cummins ISF, de quatro-cilindros em linha. E desenvolve potência de 175 cv a 2.500 rpm e torque 61,2 mkgf entre 1.100 e 1.800 rpm. Esse motor tem a opção de trabalhar com a caixa manual ESO 6106 ou a automatizada EAO 6106ª Eaton. Mas que na VWCO leva o nome de V-Tronic. Ademais, vale lembrar que a VWCO lançou a versão do 11.180 4x4 com foco no agronegócio.
Os 10 caminhões médios mais vendidos do mercado em setembro e no acumulado de 2023
- VW Delivery 11.180 - 361 (3.275)
- Iveco Tector 11.190 - 83 (947)
- Mercedes-Benz Accelo 1017 - 184 (633)
- VW Delivery 13.180 - 31 (468)
- Mercedes-Benz Atego 1419 - 42 (446)
- Mercedes-Benz Accelo 1316 - 3 (295)
- VW 14.190 - 8 (260)
- VW 14.210 - 28 (214)
- Foton Aumark - 11 (120)
- Mercedes-Benz Accelo 1317 - 29 (88)
Fonte: Fenabrave