Avaliação

Volkswagen Delivery 11.180 4x4 encara off-road e vai bem no trânsito urbano

Único caminhão do tipo produzido no Brasil, Volkswagen Delivery 11.180 4x4 vai bem em operações no fora de estrada e em vias bem pavimentadas

Andrea Ramos

26 de mai, 2022 · 10 minutos de leitura.

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Volkswagen Delivery 11.180 4x4
Volkswagen Delivery 11.180 4x4
Crédito:VWCO/Divulgação
Volkswagen Delivery 11.180 4x4

O Volkswagen Delivery 11.180 4x4 foi lançado na Fenatran, em 2019. Desde então, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) vendeu cerca de 600 unidades do modelo. Segundo a empresa, trata-se do único caminhão 4x4 produzido no Brasil. O preço sugerido parte de R$ 395 mil.

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Seja como for, o Delivery 11.180 4x4 ocupa o lugar deixado pelo F-4000 4x4. Durante o período em que foi produzido no Brasil, o Ford figurou entre os dez caminhões mais vendidos do segmento. E parte desse bom resultado tem a ver com a oferta da versão traçada.


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Agora, a VWCO busca ampliar as vendas do Delivery 11.180 4x4. Para isso mira os setores de agronegócio e mineração. Além disso, aposta na demanda gerada por empresas prestadoras de serviços públicos. É o caso da manutenção de redes elétricas em áreas rurais, por exemplo.

Delivery 11.180 4x4 vai bem na terra e carrega mais que picape

De acordo com a empresa, no fora de estrada o caminhão é capaz de fazer o mesmo tipo de operação que um trator. Porém, consumindo bem menos diesel. Da mesma forma, no uso urbano a vantagem é a maior capacidade de carga que as picapes médias.


Nesse sentido, o Delivery 11.180 4x4 tem peso bruto total (PBT) de 10,7 toneladas. Além disso, sua capacidade de carga útil de 7 t. Seu motor Cummins 3.8 de quatro cilindros a diesel, que gera 175 cv de potência e 61,2 mkgf de torque. A transmissão é Eaton ESO 6106, de seis velocidades, Confira a ficha técnica abaixo.

Além disso, há bons ângulos de entrada, de 30°, e saída, de 39°. Por isso, o caminhão promete atender operações sobre piso irregular. Colabora com isso a maior distância em relação ao solo. Ou seja, na versão 4x4, são 2.610 mm, ante 2.452 mm na 4x2.

Volkswagen Delivery 11.180 4x4
Alem de bons ângulos de entrada e saída, versão 4x4 é 158 mm mais alta que a 4x2: Fotos: VWCO

Equipamentos para o fora de estrada

O bloqueio entre os eixos também melhora a aderência em pisos escorregadios, como lama e vegetação, por exemplo. Da mesma forma, há controle eletrônico de tração (ATC).

Na dianteira, o para-choque pode receber um kit de reboque. O dispositivo vendido como opcional foi desenvolvido pelo BMB, nome do centro de modificações da VWCO. Outros itens extras são a grade do tipo quebra-mato e os faróis instalados na parte superior da cabine.

Na parte inferior, há barra de proteção contra impactos em obstáculos como pedras. O eixo cardã e o diferencial também receberam reforço. A BMB também oferece variações de distância entre os eixos. A configuração básica tem 4.000 mm.


Ar-condicionado e trio elétrico de série

O interior da cabine do Delivery 11.180 4x4 incorpora soluções que facilitam o uso no fora de estrada. É o caso do revestimento dos bancos, feito de material sintético que imita couro. Assim, facilita a limpeza. Aliás, o nome da versão está bordada nos encostos de cabeça.

No mais, o modelo é igual aos demais integrantes da gama. O painel de instrumentos, por exemplo, é o mesmo. Assim como o computador de bordo, que pode ser acessado por meio da alavanca à direita do volante. Assim, o motorista pode checar informações do veículo e da viagem. Além disso, o caminhão vem de série com recursos como trio elétrico, ar-condicionado e rádio com conexão Bluetooth.

Volkswagen Delivery 11.180 4x4
Bancos têm revestimento fácil de limpar e painel de instrumentos é igual em toda a gama

O Delivery 11.180 4x4 pode levar três pessoas. Entretanto, se não houver um segundo passageiro, o banco central pode ser rebatido. Portanto, vira uma mesa com dois porta-copos.

Sistema de tração é fácil de acionar

O Estradão avaliou a versão 4x4 do Delivery na terra. O caminhão estava em uma pista de testes preparada pela VWCO. No roteiro havia aclives, declives e trechos acidentados. Porém, o percurso era curto, de cerca de 5 km. E o caminhão estava com 2 t de carga líquida.

Os técnicos da marca mostraram como funciona o recurso chamado roda livre na dianteira. Assim, o motorista pode rodar com o veículo tanto com tração 4x2 quanto 4x4. Para isso, basta girar uma chave seletora. O sistema é bem fácil de usar.


Como resultado, se o caminhão estiver rodando sobre pavimento de boa qualidade, dá para reduzir o consumo de combustível ativando o 4x2. Além disso, nessa situação o desgaste dos pneus será menor.

Volkswagen Delivery 11.180 4x4
VWCO/Divulgação

Opções para diferentes tipos de aplicação

Vale ressaltar que o caminhão avaliado tinha conjunto dianteiro de tração desenvolvido pela Dana em parceria com a VWCO. Esse sistema conta com caixa de transferência da Marmon Herrington de dupla velocidade. Contudo, trata-se de um opcional.


Segundo a montadora, o item não é de série porque não é necessário em alguns segmentos. É o caso do Exército, que utiliza o veículo sempre em operações 100% off-road. Por sua vez, para transporte de valores o uso é sempre no modo 4x2.

Seja como for, o caminhão vai muito bem em qualquer tipo de situação. Em subidas, por exemplo, rodando a cerca de 20 km/h, o modelo subiu uma rampa com 30° de inclinação com o motor trabalhando em torno das 1.000 rpm.

Bom desempenho e sensação de segurança a bordo

Conforme a VWCO, a capacidade de partida permanece inalterada em rampas de até 45°. Além disso, como há bom ângulo de ataque, o caminhão desceu uma rampa de 25º sem raspar o assoalho no piso.


Aliás, nesse trecho ativamos o 4x4 reduzido. Com isso, o Delivery venceu o trecho de descida de forma de forma muito segura. Esse recurso é ativado por meio de um seletor ao lado da transmissão e do bloqueio do diferencial.

A boa dirigibilidade é um dos destaques, mesmo em trechos de terra. Nesse sentido, colaboram as trocas de marcha, feitas de forma precisa e rápida. Em outras palavras, a sensação é de estar em uma picape.

Volkswagen Delivery 11.180 4x4
Bons ângulos de entrada e saída garantem desenvoltura em operações no fora de estrada

Veredicto

O Delivery 11.180 4x4 é um caminhão flexível. Ou seja, com o sistema de tração opcional, ele pode trafegar bem tanto em vias pavimentadas quanto na terra com desenvoltura.

Assim, entrega robustez no off-road. Já em trechos urbanos, oferece conforto e boa dirigibilidade. Apesar de ter pneus de uso misto e vários reforços no chassi e na cabine. Sobretudo por causa do acerto bem feito do conjunto motor e transmissão.

Ficha técnica
Volkswagen Delivery 11.180 4x4
Preço sugerido: R$ 395.000


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