Lançamentos

Volvo VM ganha série especial para celebra seus 20 anos; veja o vídeo

Lançada em 2003 para atender o mercado brasileiro, linha Volvo VM é sucesso de vendas e soma mais de 90 mil unidades produzidas

Redação

10 de out, 2023 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo VM ganha edição limitada celebrando 20 anos
Volvo VM 20 anos
Crédito:Volvo/Divulgação
Volvo VM ganha edição limitada celebrando 20 anos

O Volvo VM chegou ao mercado há 20 anos. Para celebrar, a marca sueca lançou uma série especial do modelo, limitada a 200 unidades. Segundo a empresa, o modelo é oferecido em versões com tração 6x2 e 8x2. Seja como for, as duas têm o mesmo motor Volvo D8K, bem como transmissão automatizada I-Shift.

Além disso, a série limitada tem vários detalhes exclusivos. A cabine, por exemplo, é sempre pintada na cor prata. Além disso, há adesivos com inscrição alusiva aos 20 anos da linha VM. Bem como faróis de neblina e luz de posição adicional.


LEIA MAIS

Publicidade

Ônibus elétricos com têm infraestrutura na Europa, diz CDEO da Daimler
Ônibus Mercedes-Benz eO500U estreia no Busworld
Primeiro caminhão nacional: relembre como era a tecnologia

No mesmo sentido, o Volvo VM 20 anos traz vidros e espelhos elétricos com sistema de aquecimento, para sol frontal, lanternas traseiras de LEDs e buzina a ar. Por sua vez, na cabine, do tipo leito, há ar-condicionado e climatizador no teto. Rádio com com entrada USB, leitor de MP3 e Bluetooth também faz parte do pacote.


Ademais, os caminhões da série especial vêm com o Volvo Connect. Ou seja, que permite, por exemplo, fazer atualizações dos sistemas eletrônicos à distância. Por ora, a marca não divulgou o preço do modelo. Porém, informa que em outubro suas concessionárias terão condições especiais para a compra do VM.

Sobre a gama VM

A família de caminhões VM foi lançada em 2003. E desenvolvida para atender o mercado brasileiro. Por isso, sua produção se concentra na fábrica da Volvo em Curitiba (PR). Depois, o modelo passou a ser exportado para outros países da América Latina. Como resultado, 10 mil das 90 mil unidades fabricadas foram exportadas.

Além disso, a linha ganhou novas versões, como rodoviárias e vocacionais para uso em vias calçadas e no fora de estrada. “O VM conquistou os transportadores por causa da sua versatilidade", afirma o diretor- executivo de caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti.


Nesse sentido, desde 2022 a versão mais vendida é a VM 270. Aliás, o modelo lidera os emplacamentos no segmento de semipesados no Brasil. Isso segundo o ranking divulgado pela Fenabrave, a federação que reúne as concessionárias de veículos do País.

VM e suas múltiplas

Conforme a Volvo, o VM inaugurou o conceito de semipesados com cabines leito e motores potentes. Do mesmo modo, foi o primeiro da categoria com molas parabólicas, basculamento hidráulico da cabine e ajuste da coluna de direção.


Além disso, em 2005 a Volvo lançou duas novas opções do VM. Ou seja, cavalo-mecânico com motor de 310 cv e rígido, com tração 6x4 e opções de 260 cv e 310 cv de potência.

Depois disso, em 2012, a Volvo apresentou a terceira geração do caminhão. Assim, as novidades incluíam atualizações do interior de cabine. Bem como dos motores Euro 5. A partir daí chegava também o VM 270, que lidera as vendas até hoje.

Em 2014, foi lançada a quarta geração do modelo da Volvo. Entre os destaques, a identidade visual ficou próxima à do irmão pesado FH. Além disso, chegaram as opções de tração 8x2 e 8x4. No mesmo ano, o VM também ganhou caixa de câmbio automatizada I-Shift.


Mais capacidade

Volvo VM ganha edição limitada celebrando 20 anos
Volvo VM de 32 t tem mais capacidade de carga para encarar o fora de estrada

Em 2016, a Volvo lançou o VM com Peso Bruto Total (PBT) de 32 toneladas. Portanto, direcionada às operações vocacionais que exigem maior capacidade de carga. Além disso, em 2017 chegou a versão autônoma desenvolvida no Brasil.

Criada para o segmento sucroalcooleiro, essa opção reduz o pisoteamento das mudas de cana. Com isso, permite ampliar a produtividade da lavoura.


Em 2021, a gama cresceu com o VM Light Mixer, para o segmento de betoneiras. Com a redução da tara em 900 kg, o conjunto ficou quase 2.500 kg mais leve. Assim, pode transportar até 1 m³ a mais de concreto.

Em 2023, o destaque é a chegada dos motores Euro 6. Como resultado, além da redução das emissões houve aumento de potência, que vai de 290 cv a 360 cv. O câmbio I-Shift também foi atualizada e passou a ser a mesma do Volvo FH.

Conforme a marca, com as novidades o consumo de diesel pode ser reduzido em até 10%. Para as aplicações vocacionais, o destaque é o VMX MAX, com configurações 6x4R e PBT de 34 toneladas.


Deixe sua opinião