O VW Constellation 24.280 já esteve, até o ano passado, no topo da lista dos caminhões semipesados mais vendidos do Brasil. Ocorre que o Volvo VM 270 caiu no gosto dos clientes. E, assim, tomou o lugar do VW no topo do ranking de vendas da categoria. Vale lembrar que o modelo da Volkswagen Caminhões foi líder por mais de 10 anos. Ou seja, quando a fabricante ainda comercializava a primeira geração do Constellation, o 24.250 Euro 3.
LEIA MAIS
Caminhões leves: Mercedes-Benz Accelo e VW Delivery lideram; veja o ranking
VW Delivery, Iveco Tector e Mercedes-Benz Accelo: os caminhões médios mais vendidos
Caminhão Mercedes-Benz eActros 600 elétrico faz estreia mundial
Com a chegada da geração Euro 5, o Constellation 24.280 ainda saiu com vantagem frente à maioria dos modelos, inclusive da concorrência. O caminhão dispensa o uso do Arla 32. Ou seja, um custo a menos na manutenção. Contudo, com a chegada da Euro 6, os caminhões ficaram similares. Ou seja, utilizam a tecnologia EGR e SCR. Portanto, todos precisam do Arla 32.
Publicidade
Planos de crescimento
Do mesmo modo, a Volvo, depois de trabalhar fortemente no seu pesado FH, líder absoluto de vendas no mercado total de caminhões, resolveu usar a mesma força da rede de concessionárias e do marketing. Assim, mostrar as vantagens da gama VM. Como resultado, há pouco mais de um ano o Volvo VM 270 vem liderando as vendas.
Do mesmo modo, como ocorre com caminhões leves e médios, em semipesados, até setembro deste ano, prevalecem as vendas de caminhões Euro 5. Nesse sentido, o VM 270 está no topo do ranking do segmento com 1.682 unidades.
Mas o Volkswagen Constellation 24.280 ainda incomoda. Afinal, vem logo atrás com 1.643 unidades. Ou seja, no período os caminhões se diferem apenas por 39 unidades. Em setembro, o Volkswagen Constellation 24.280 chegou a faturar 101 unidades. Bem mais a frente em relação ao VM com apenas 27 emplacamentos. Porém, no acumulado o Volvo está em vantagem.
Seja como for, segundo o diretor comercial da Volvo Caminhões, Alcides Cavalcanti, a partir de agora a tendência é ver mais emplacamento da versão Euro 6. Afinal, os estoques de Euro 5 já estão se esgotando. O que faz sentido, porque o sucessor VM 290 emplacou em setembro 245 modelos.
Desempenho
Dessa forma, o Volvo VM 290 aparece na sétima posição com 1.085 unidades na lista dos 10 semipesados mais vendidos. Enquanto que o VW Constellation 26.320 ainda não aparece.
Agora, renovado, assim como o representante da Volkswagen, a briga pela liderança nas vendas deve continuar. Para isso, o VM 290 Euro 6 conta com 20 cv a mais de potência e torque de 107 mkgf.
Além disso, pode ser oferecido nas versões 4x2 e 6x2. Atendendo às aplicações urbanas e rodoviárias de curtas distâncias. Outra vantagem é a tara, que parte de 7.036 kg.
Aliás, nesse quesito, comparado com o representante da Volkswagen, dá quase empate técnico. Porque essa tara do VM é na versão com cabine curta. No Constellation 26.320 a tara parte de 7.100 kg, mas na cabine estendida, que é um pouco maior.
Seja como for, o Volvo VM é equipado com câmbio manual de nove marchas e eixo traseiro com simples velocidade. Além disso, conta com duas opções de distância entre os eixos: 3.650 mm e 5.150 mm. Atendendo às mais diversas configurações de implementos. Por outro lado, o VM 290 pode receber a caixa automatizada I-Shift de 12 velocidades. A mesma do FH.
O representante alemão não entrega os pontos
O Constellation 26.320 também chega mais forte e bem equipado. O motor ganhou 40 cv de potência. Portanto, agora gera 320 cv. No mesmo sentido, o torque cresceu 13% e passou de 107 mkgf para 122,4 mkgf a partir das 1.200 rpm. E combina caixa automatizada ZF Traxon de 12 velocidades, que a VW chama de V-Tronic.
Ademais, o novo modelo chega com 1,5 t de capacidade de carga adicional em relação ao seu antecessor. Dessa forma, o seu peso bruto total (PBT) técnico é de 25,6 t. O que é um diferencial na categoria.
Os 10 caminhões semipesados mais vendidos
Marca/Modelo | Set. | Acum. |
1º Volvo VM 270 | 27 | 1.682 |
2º VW Constellation 24.280 | 101 | 1.643 |
3º MB Atego 1719 | 171 | 1.451 |
4º VW Constellation 17.190 | 62 | 1.289 |
5º VW Constellation 24.260 | 18 | 1.105 |
6º Iveco Tector 240 | 51 | 1.099 |
7º Volvo VM 290 | 245 | 1.085 |
8º MB Atego 2426 | 71 | 1.034 |
9º Iveco Tector 170 | 75 | 849 |
10º Volvo VM 330 | 13 | 695 |