Redação

21/05/2021 - 6 minutos de leitura.

Volvo retoma 2º turno de produção da linha VM para atender demanda

Retomada do ritmo de produção ocorre cerca de dois meses depois de a Volvo paralisar parte da produção por falta de componentes

Crédito: Divulgação: Volvo

A Volvo retomou o segundo turno da linha de produção do caminhão VM na fábrica de Curitiba. Ou seja, trata-se de uma importante mudança, uma vez que o segundo turno foi suspenso em 2015. Com isso, o objetivo é atender o aumento da demanda, sobretudo de modelos semipesados e pesados.

De acordo com a Volvo, o número de emplacamentos desses caminhões cresceu 24% em 2020. Além disso, o ritmo de vendas continua aquecido. Portanto, a retomada ocorre pouco mais de dois anos após volta do segundo turno de produção das linhas FM e FMX.

No mesmo sentido, o campeão de vendas da VM é o semipesado com motor de 270 cv de potência e tração 6x2. Seja como for, o pesado com motor de 330 cv e tração 8x2 vem crescendo na preferência das transportadores. Segundo a Volvo, o modelo atende bem quem precisa de um caminhão rígido com boa capacidade de carga.

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Melhor resultado desde 2014

O movimento da Volvo reflete o bom momento do mercado de caminhões. De janeiro a abril de 2021, foram vendidas 35.593 unidades. Ou seja, houve alta de 47,62% ante as 24.111 vendas registradas no mesmo período de 2020. Os dados são da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias.

No mesmo sentido, a produção está em alta. Ou seja, foram feitas 46.2 mil unidades nos primeiros quatro anos de 2021, ante 25.1 mil no mesmo período de 2020. Assim, a alta foi de 83.9%. Os dados foram divulgados pela Anfavea, a associação que reúne as montadoras no País.


Trata-se de um resultado e tanto. Segundo a Anfavea, o resultado do primeiro quadrimestre de 2021 é o mais alto desde 2014. No mesmo período daquele ano, foram produzidos 46.2 mil caminhões no País. .

Volvo alerta sobre falta de componentes

A retomada da Volvo ocorre quase dois meses após uma paralisação parcial da fábrica da Volvo. Na época, a parada foi motivada por dois fatores. Ou seja, reduzir o risco de contaminação pelo covi109 e enfrentar a falta de componentes. Sobretudo, o problema está ligado à oferta de sistemas eletrônicos.

Além da Volvo, Mercedes-Benz e Volkswagen também paralisaram suas linhas de produção de caminhões na mesma época. A Volvo informa que tem investido na gestão da sua área de compras para enfrentar a crise. Além disso, tem apoiado seus fornecedores. Sobretudo os de matérias-primas.


Da mesma forma, a VWCO relata falta principalmente de semicondutores, aço e plástico. Para driblar o problema, a empresa vem atuando cada vez mais com seus fornecedores. A ideia é buscar alternativas para reduzir os impactos.

Componentes eletrônicos são gargalo

A Foton que traz boa parte dos itens de seus caminhões da China, também teve problemas. Contudo, a empresa informa que os principais gargalos foram resolvidos. Agora, o obstáculo está ligado à logística.

Segundo a Foton, falta espaço nos navios e, com isso, o custo dos containers subiu drasticamente. Assim, a companhia está conseguindo resolver a questão por meio de conversas com a matriz na China. Ou seja, está aumentando os volumes de compra para ampliar os estoques.


Segundo a Mercedes-Benz, o fornecimento de matérias primas é um dos maiores desafios para as fabricantes de caminhões. De acordo com a empresa, o maior gargalo sãos os itens eletrônicos. Ou seja, principalmente semicondutores e chips.

Fabricantes apoiam fornecedores

Além disso, a Mercedes-Benz relata falta de alguns produtos químicos, de metalurgia e polímeros. Segundo a empresa, o problema vem sendo contornado. Ou seja, por meio de uma atuação mais próxima com os fornecedores.

Nesse sentido, a empresa criou um comitê que reúne várias áreas. O objetivo é monitorar os processos de abastecimento e produção. De acordo com a empresa, o objetivo é reduzir os riscos de falta de itens. Portanto, essa solução foi adotada não só no Brasil, mas no mundo todo.


Por fim, aIveco informa que também enfrenta problemas com fornecimento. Assim, adotou medidas como a importação de componentes. Além disso, a empresa vem buscado até novos parceiros.

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