Segundo a Volvo, as vendas no Brasil de caminhões com peso bruto total (PBT) acima de 16 toneladas vão cair cerca de 10% em 2025. De acordo com marca, a projeção se baseia no atual cenário econômico. Ou seja, de aumento do valor do dólar e da taxa de juros, que subiu para 13,25%.
Dessa forma, a marca avalia que o número de emplacamentos de caminhões acima de 16 t será de cerca de 90 mil unidades em 2025. Vale dizer que no Brasil a Volvo tem forte atuação no segmento. Seja como for, o diretor-executivo da companhia no País, Alcides Cavalcanti, afirma que o cenário não é ruim.
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Segundo ele, o mercado deverá ficar estável em 2025. "Ficará acima de 2023, quando foram emplacadas 82 mil unidades. Porém, um pouco abaixo do que vendemos em 2024. Ou seja, 98 mil caminhões”, afirma o executivo.
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Adiamento de parte dos negócios da Fenatran
Conforme Cavalcanti, já há sinais claros de desaceleração da demanda por caminhões acima de 16 t. De acordo com ele, das intenções de compra de caminhões Volvo feitas na Fenatran, cerca de 30% foram adiadas. Porém, outras 30% foram concretitzadas.
O executivo afirma que muitos clientes decidiram esperar uma retomada da economia para efetivar os pedidos. "Assim, eles podem avaliar melhor se vale a pena investir ou não conforme o cenário que será desenhado nos meses”, explica.
Seja como for, a alta da cotação do dólar também já traz impactos para o setor. Nesse sentido, os preços dos caminhões da Volvo, por exemplo, tiveram reajuste de cerca de 5%. Essa alta tem ver com o aumento do preço de insumos. Assim, Cavalcanti não descarta a possibilidade de novos reajustes ao longo do ano.
Volvo celebra resultados de 2024
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De todo modo, em 2024 a Volvo liderou as vendas nos segmentos em que atua no País. Ou seja, no total, somou 23.185 emplacamentos. O resultado foi 18% maior que o de 2023 e garantiu à marca 23,7% de participação de mercado.
Nesse sentido, o Volvo FH 540 foi o caminhão mais vendido do País, com 7.765 unidades. Além disso, o semipesado Volvo VM 290 liderou, com 7.462 vendas. De acordo com a marca, o Brasil é o segundo maior mercado do grupo no mundo - o primeiro são os Estados Unidos.
Volvo deve anunciar novo ciclo de investimentos
A importância é tamanha que a Volvo prepara um novo ciclo de investimentos no País. Afinal, o ciclo iniciado em 2023, de R$ 1,5 bilhão, se encerra neste ano. Conforme o presidente da Volvo do Brasil, Wilson Lirmann, a filial já negocia uma nova fase com a matriz na Suécia. Porém, ele não revelou valores, tampouco a data em que o anúncio deve ser feito.