Os caminhões elétricos Fuso e-Canter e Mercedes-Benz eActros começam a ser testados por clientes no País. Neste momento, a fabricante da estrela está finalizando os contratos de comodato com os frotistas que vão receber os veículos até o final do mês.
Conforme o gerente sênior de marketing da Mercedes-Benz, Marcos Andrade, desde que os modelos estrearam na Fenatran, a engenharia da marca rodou com os veículos em pista fechada. Dessa forma, conseguiu assegurar alguns resultados que provam a maturidade dos caminhões para encarar as estradas brasileiras.
“Os caminhões chegam em um momento em que o País está maduro para a tecnologia. Os clientes já conhecem o veículo elétrico ou têm interesse em testá-lo nas suas frotas”, explica Marcos Andrade.
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Os caminhões elétricos
Por ora, 10 caminhões eCanter, da Fuso, chegaram ao Brasil. O representante da marca japonesa pertencente ao Grupo Daimler, conta com PBT de 7,5 t e autonomia de 200 km. Ou seja, destinado à distribuição urbana, especialmente o e-commerce.
Todavia, cada cliente - são por volta de 30 - deve rodar entre três e seis meses com o modelo. Assim, a Mercedes-Benz consegue completar o ciclo de testes em diversos perfis de atividades. Já o eActros chega em duas versões. São dois cavalos-mecânico de 300 km de autonomia e outros dois caminhões rígidos de 400 km de autonomia.
Para Andrade, o eActros traz como desafio o preço, uma vez que custa três vezes mais caro que na versão com motor diesel. Por essa razão, os testes servem para avaliar o atributo dos caminhões elétricos na operação e suas vantagens frente ao diesel. Com isso, o cliente precisará de tempo para essa avaliação.
Ademais, outro desafio é a infraestrutura de recarga. Por essa razão, os modelos serão avaliados em frotas cujas rotas são bem definidas. Nesse sentido, grande parte dos clientes que vai avaliar o Actros atua em operações com rotas fixas.
Mercedes-Benz estuda lançar nova marca no País
Enquanto os empresários avaliam os caminhões elétricos, a Mercedes-Benz estuda como a expansão da rede para o Fuso eCanter. Andrade explica que a marca pode ser vendida sob a chancela da Mercedes-Benz. Mas não descarta a possibilidade de desenvolver a marca Fuso no Brasil.
Outra possibilidade é a rede conjunta, com concessionárias Mercedes-Benz e Fuso. Ou mesmo sob a marca Rizon, que é a Fuso na América do Norte. No Brasil isso funciona há algum tempo em automóveis. Como a Stellantis, que tem concessionárias Fiat, Jeep e Peugeot lado a lado.