Tecnologia

Volvo lançará elétricos FH, FM e FMX na Europa ainda neste ano

Volvo começa a vender nova linha de caminhões elétricos este ano, mas as primeiras entregas devem ocorrer apenas no fim de 2022

Redação

21 de abr, 2021 · 6 minutos de leitura.

Volvo eletrificado" >
Volvo eletrificado
Crédito:Volvo/Divulgação
Volvo eletrificado

A Volvo está fortemente empenhada na criação de sistema de transporte mais limpo. Nesse sentido, a marca sueca passa a vender os elétricos FH, FM e FMX na Europa neste ano.

No entanto, a produção dos novos modelo terá início no segundo semestre de 2022. Ou seja, as primeiras entregas só serão feitas em cerca de dois anos.

Você também vai gostar de


Essa não será a primeira investida da empresa no segmento de caminhões elétricos. Nesse sentido, desde 2019 a marca oferece o FL e FE movidos a eletricidade para operações urbanas.

Europa vem apertando controle de emissões

Desse modo, a Volvo pretende atender uma ampla variedade de operações de transporte. Sobretudo na Europa. Em breve, ao menos metade do transporte no continente serão feitas com caminhões elétricos.

Sob o mesmo ponto de vista, os grandes embarcadores demonstram cada vez mais interesse nessa tecnologia. O objetivo é atender as cada vez mais restritivas leis de emissões de poluentes.

?Os transportadores estão percebendo que precisam iniciar a jornada de eletrificação. Tanto por questões ambientais quanto competitivas", diz o presidente da Volvo Trucks, Roger Alm.

Volvo cada vez mais eletrificada

Portanto, a oferta dos novos caminhões elétricos faz parte dessa estratégia. Nesse sentido, os Volvo FH e FM vão viabilizar o transporte mais limpo em médias distâncias.

Ou seja, entre cidades. Além disso, a nova versão elétrica FMX viabilizará operações que precisam de caminhões silenciosos. E também ajudará a reduzir as emissões no setor de construção.

Na América do Norte, a Volvo deu início às vendas do VNR Electric em dezembro de 2020. Dessa forma, a Volvo Trucks vai oferecer seis caminhões elétricos.

Volvo FH, FM e FMX elétricos têm autonomia de 300 km

Ou seja, isso inclui caminhões médios e pesados. Nesse sentido, a Volvo já é a marca com a gama mais completa de caminhões elétricos do mercado.

Os modelos FH, FM e FMX elétricos têm autonomia de até 300 km. A potência é equivalente a 660 cv e o torque, a 245 mkgf.

Continua depois do anúncio

A capacidade das baterias chega a 540 kWh. Além disso, esses modelos têm Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 44 toneladas.

Volvo quer ter 50% do mercado de elétricos em 2030

Segundo a marca, a gama elétrica poderá atender quase metade da demanda por transporte de carga na Europa. Segundo o relatório ?Transporte rodoviário de cargas à distância? (2018), da Eurostat.

De acordo com o levantamento, 45% das mercadorias que circulam na Europa são transportadas por distâncias interiores a 300 km. Segundo a União Europeia, essas operações respondem por cerca de 6% das emissões totais de CO2.

?Há um enorme potencial para eletrificar o transporte por caminhões", diz o presidente da Volvo. De acordo com ele, a marca pretende conquistar 50% das vendas do setor na Europa até 2030.

Células a hidrogênio

Ao mesmo tempo, a marca aposta na eletrificação de caminhões pesados. Para isso, a marca pretende utilizar células a hidrogênio.

Nesse sentido, a Volvo se uniu à Daimler. Ou seja, em março as duas companhias firmaram uma parceria para desenvolvimento, produção e venda de sistemas de células a combustível.

?Essa tecnologia está se desenvolvendo rapidamente. Nossa meta é cobrir rotas de longa distância com caminhões elétricos a células a combustível?, diz Alm.

Porém, esses modelos ainda vão demorar a chegar. De acordo com a Volvo, as vendas só devem começar na segunda metade desta década.