Você está lendo...
Volvo inicia venda de caminhões elétricos pesados na Europa
Mercado

Volvo inicia venda de caminhões elétricos pesados na Europa

Segundo a Volvo, clientes de mais de 20 países europeus já haviam encomendado cerca de 1.100 unidades dos novos caminhões elétricos

Redação

16 de mai, 2022 · 4 minutos de leitura.

Volvo inicia as vendas dos caminhões pesados elétricos na Europa
Volvo inicia as vendas dos caminhões pesados elétricos na Europa
Crédito:
Volvo inicia as vendas dos caminhões pesados elétricos na Europa

A Volvo Trucks deu início às vendas dos caminhões FH, FM e FMX 100% elétricos na Europa. Assim, a marca sueca amplia a oferta de modelos. Portanto, passa a contar com veículos com motores a diesel, gás e bateria. As vendas dos novos elétricos começam pelos cavalos-mecânicos. Segundo a Volvo, os caminhões elétricos rígidos dessas linhas também estão a caminho. A ideia é fazer o lançamento até o quarto trimestre deste ano. 

LEIA TAMBÉM: Mãe australiana ganha a vida puxando 175 toneladas do Volvo FH 16

Ou seja, está previsto para setembro o início da produção dos tratores elétricos. Eles vão ser feitos na fábrica de Tuve. A unidade fica em Gotemburgo, na Suécia. Segundo a Volvo, clientes de mais de 20 países europeus já haviam feito encomendas dos novos modelos. Até agora, as pré-vendas somam 1.100 unidades.


"Demos um grande passo para a mobilidade elétrica", diz o presidente da empresa, Roger Alm. "Há muito interesse por parte dos clientes. E muitos já realizaram seus pedidos", confirma o executivo.

Volvo amplia oferta de elétricos no mundo todo

Volvo inicia as vendas dos caminhões pesados elétricos na Europa
Caminhões elétricos da Volvo estão à venda na Europa e na América do Norte. Foto: Volvo

Com a nova linha de caminhões elétricos pesados, a marca passa a oferecer um amplo portfólio de veículos do tipo. Isso porque a marca já vendia as famílias FL e FE. Bem como a VNR, focada na América do Norte. Ou seja, trata-se da mais ampla gama de caminhões elétricos feitas por uma única marca.


De acordo com a Volvo, a meta é ampliar esse número ainda mais. Nesse sentido, a marca pretende atender desde o segmento de distribuição urbana e descarte até o de construção civil e transporte regional. Até 2030 metade de suas vendas globais deverá ser de caminhões a eletricidade.

Atualmente, a Volvo Trucks é líder de vendas do segmento na Europa. Em outras palavras, em 2021, quando oferecia apenas as linhas FE e FL, sua participação foi de 42%. De acordo com a empresa, os principais mercados para caminhões elétricos são Noruega, Suécia e Alemanha.