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Volvo FH16 ganha motor elétrico e capacidade de reboque

Empresas australianas trocam motor turbodiesel de Volvo FH16 por outro elétrico de 720 cv e caminhão roda em testes com 3 carretas e 170 t de PBT

Redação

02 de jan, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Maior Volvo FH ganha motor elétrico e mais capacidade de reboque
Maior Volvo FH ganha motor elétrico e mais capacidade de reboque
Crédito:Janus Electric/Divulgação
Maior Volvo FH ganha motor elétrico e mais capacidade de reboque

Três empresas australianas desenvolveram uma versão do Volvo FH16 com motor elétrico. Segundo o grupo, o caminhão tem maiores potência e capacidade de tração que versão "normal". Assim, o modelo foca operações rodoviárias de longas distâncias.

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Maior Volvo FH ganha motor elétrico e mais capacidade de reboque
Empresas converteram o Volvo FH16 em veículo elétrico; fotos: Janus Electric

Por isso, os primeiros mercados a adotá-los foram o australiano e o norte-americano. Vale lembrar que esses locais contam com grande território com milhares de quilômetros. Além disso, têm estradas projetadas para suportar o maior peso desse veículos. 

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Volvo FH16 elétrico puxa 170 toneladas

Assim, as empresas Janus Electric, OZ​​Minerals e Qube, da Austrália, transformaram um Volvo FH16 em um caminhão elétrico. Para isso, trocaram o motor turbodiesel de 16 litros por um conjunto que inclui pacote de baterias.

A versão original do motor feita Volvo Trucks gera 750 cv de potência. Por sua vez, o elétrico produz o equivalente e 720 cv 255 mkgf de torque. A transmissão foi mantida. Ou seja, trata-se do câmbio I-Shift automatizado de 12 velocidades.


Além disso, no lugar dos tanques de diesel agora estão os pacotes de baterias. Segundo as empresas, a capacidade total é de 620 kWh. Desta forma, com carga máxima, o FH elétrico pode rodar até 400 km, dependendo do tipo de carga.

Três carretas com 74 pneus

Conforme as empresas envolvidas, o caminhão está realizando testes na Austrália. Ou seja, transportando cargas em três reboques, com 19 eixos e 74 pneus. O caminhão sai da mina de cobre da OZ Minerals, em Carrapateena, até o porto de Whyalla. Uma viagem de 165 km de distância. De acordo com as três companhias, o Volvo elétrico tem Peso Bruto Total (PBT) de 170 toneladas.

Além disso, há inovação nas baterias. Segundo as empresas, o objetivo foi de reduzir o tempo necessário para recarga, processo. Nesse sentido, o pacote de baterias pode ser substituído em menos de 10 minutos. Além disso, o tempo de recarga é de cerca de 40 minutos.


Seja como for, o caminhão está rodando 24 horas por dia, sete dias por semana. Inicialmente, a ideia é que os testes sejam concluídos em abril. Assim, vai ser possível avaliar os resultados dos dados obtidos durante esse período.

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