A Volvo Caminhões passou a utilizar o diesel renovável R5, da Petrobras, para abastecer os veículos que rodam em sua fábrica. Do mesmo modo, em atividades que demandam combustível dentro de seu complexo industrial de Curitiba.
O diesel R é uma mistura de óleos mineral e vegetal. Assim, pode variar de de 5%, nesse caso batizado de R5, a 10% (R10), conforme a proporção. Seja como for, com a medida a Volvo estima reduzir em cerca de 400 toneladas as emissões anuais de CO2 da planta.
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Dessa forma, todo o consumo de diesel da fábrica paranaense passa a ser do novo combustível. Ou seja, desde o primeiro abastecimento dos veículos que saem da linha de produção. Bem como os modelos que rodam nas pistas de teste. Assim como em tarefas e avaliações realizadas em laboratório.
Planta da Volvo consome 3 milhões de litros de diesel
Trata-se de um avanço enorme. Afinal, em 2022 a Volvo utilizou cerca de 3 milhões de litros de diesel em suas operações internas. Para 2023, a fabricante deve demandar consumo igual ou superior. Porém, do novo combustível.
De acordo com o diretor de estratégia de produto caminhões da Volvo, Alan Holzmann, há grandes vantagens no novo combustível. Uma delas é que não há necessidade de adaptação dos motores. Além disso, sua adoção não requer mudanças na cadeia logística de distribuição. Nem no armazenamento.
Segundo o executivo, o combustível também poderia ser utilizado em vias públicas. “Trata-se de uma excelente alternativa para redução de emissões da frota de caminhões em circulação no País. Por isso, recomendamos o uso do diesel renovável por todos os transportadores”, diz.
Alternativa sustentável
Seja como for, a Volvo tem metas ambiciosas de redução de emissões no mundo todo. Assim, pretende cortar pela metade as emissões de CO2 de todos os veículos produzidos até 2030. Depois, o objetivo é chegar a 100% da produção em 2040.
Assim, o projeto passa por mudanças nas operações industriais em todo o mundo. Assim, o Brasil também está envolvido no processo. Na Europa, a marca já tem fábricas livres de emissões de CO2. É o caso de Skövde, na Suécia, e Ghent, na Bélgica.
Nesse sentido, a Volvo informa que a adoção do R5 na planta vai trazer significativa redução das emissões industriais. “A cada 10 m³ de diesel R5 consumidos, há redução de uma tonelada de gases que provocam o efeito estufa”, diz o diretor de projetos e inovação industrial da Volvo, Guilherme Malucelli.
Do mesmo modo, a Petrobras quer ampliar em aproximadamente 150% sua capacidade de produção do diesel R5 em Araucária (PR). Além disso, até o fim de 2023 a meta é produzir o diesel renovável na refinaria de Cubatão (SP).
Conforme a Petrobras, esse combustível é uma alternativa sustentável ao diesel convencional. Assim, a redução das emissões associada à parcela renovável é de cerca de 60%. Além disso, dependendo da matéria-prima utilizada a redução de emissões pode ser ainda maior.