Redação

18/12/2020 - 7 minutos de leitura.

Volvo encerra 2020 com mais de 100 mil caminhões conectados

A Volvo Caminhões comemora a entrega de mais de 100 mil caminhões, ônibus e equipamentos de construção conectados na América Latina

Volvo conectividade
Crédito: Volvo/Divulgação

A Volvo encerra 2020 com 102,9 mil veículos conectados na América Latina. No mundo todo, a marca sueca é líder na área de conectividade no transporte comercial. No total, a empresa conta com mais de 1,1 milhão de veículos conectados.

Enfim, são considerados conectados os veículos que tenham um módulo de comunicação operando. Bem como trocando dados com a plataforma digital da fabricante. Gerente de conectividade da Volvo na América Latina, Deise Kindinger diz que esse número é um marco para a história da marca.

“A empresa investe fortemente em novas tecnologias para o uso inteligente de dados. O objetivo é melhorar a operação de transporte de cargas, passageiros e materiais”, diz a executiva. De acordo com ele, as informações coletadas são utilizadas para criar novos serviços e soluções, afirma.

LEIA TAMBÉM: Volvo troca óleo e filtros dos caminhões em menos de uma hora

Manutenção inteligente

Ainda segundo Denise, veículos conectados têm maior produtividade. Assim como oferecem redução do custo operacional, são mais seguros e emitem menos poluentes.

Em caminhões, por exemplo, o programa Manutenção Inteligente Volvo (MIV) ganha cada vez mais clientes. Graças à utilização da telemetria, é possível programar com antecedência as paradas para manutenção preventiva e corretiva.

Do ponto de vista do frotista, isso garante maior previsibilidade. Para a equipe de profissionais da concessionária, permite que itens e peças de reposição sejam separados previamente. Assim como possibilita reservar espaço na oficina.

Serviços para veículos conectados da Volvo

Do mesmo modo, trata-se de um recurso importante porque paradas inesperadas para manutenção podem encarecer os serviços. Do mesmo modo, há risco de o tempo necessário para a intervenção aumentar bastante.

“A Manutenção Inteligente Volvo aumenta diretamente a disponibilidade do caminhão. Graças à conectividade, oferecemos um planejamento preciso das manutenções. Isso aumenta o tempo do veículo na estrada”, diz o gerente comercial de serviços da Volvo Caminhões, Carlos Banzzatto.

O Dynafleet é um sistema de gerenciamento de frotas de caminhões. Da mesma forma, utiliza a conectividade para monitorar e permitir o acompanhamento individualizado de cada motorista.

Caminhões Volvo têm diagnóstico à distância

Bem como o sistema aponta oportunidades de melhorias. Em outras palavras, garante uma direção mais segura e econômica, além de reduzir o desgaste dos veículos.

De maneira idêntica, todo o processo pode ser monitorado por meio de smartphone. Ou mesmo por qualquer outro dispositivo eletrônico com acesso à internet.

A plataforma de conectividade dos caminhões pesados da Volvo tem o recurso do “VAS on call”. Portanto, o motorista pode entrar em contato instantaneamente com técnicos na central do Volvo Atendimento Rápido (VOAR).

Essa base de operação fica na fábrica da empresa em Curitiba. Para isso, basta pressionar um botão no painel do veículo.

Conectividade para ônibus

Além da ligação por voz diretamente de dentro da cabine, o sistema envia os dados e registros de falha à central. Como resultado, isso facilita o diagnóstico remoto do caminhão.

Nos ônibus, a conectividade traz ganhos sobretudo para a segurança. Por meio do Controle de Velocidade Volvo, dá para limitar a velocidade do veículo em trechos específicos. Como locais com grande índice de acidentes, por exemplo. Tudo de forma automática.

O recurso permite, também, controlar remotamente a velocidade em áreas urbanas, onde houver restrições de trânsito. Mas, além disso, o sistema ajuda a evitar acidentes em curvas perigosas, descidas de serra, terminais rodoviários e postos de pedágio, por exemplo.

Controle à distância e cercais virtuais

Ao mesmo tempo, a tecnologia permite criar “cercas virtuais”. Do mesmo modo, identifica em tempo real quando o ônibus se aproxima de pontos arriscados da rota previamente definidos.

Ou seja, a a velocidade é reduzida automaticamente de acordo com os parâmetros selecionados pelo gestor. Desse modo, impede que o ônibus ultrapasse os valores previamente marcados.

Outro item de conectividade dos ônibus Volvo é a Pro Active Quality. Essa ferramenta permite a identificação prévia de problemas. E alerta as concessionárias para permitir a realização de reparos mais assertivos.

Equipamentos de construção

Ao mesmo tempo, Volvo oferece soluções de conectividade na área de construção. É o caso do ActiveCare Direct (ACD), solução que permite aumentar a disponibilidade dos equipamentos.

Além disso, melhora o nível de produtividade da frota e reduz os custos da operação. Enfim, traz outros benefícios, como evitar gastos desnecessários com eventuais falhas e com combustível.

O ACD atua em conjunto com o CareTrack, nome do sistema de telemática da Volvo Construction Equipment. Com base nos dados e informações coletados, os especialistas da marca e da rede de distribuidores ajudam os gestores de frotas a obter o melhor desempenho possível.

Notícias relacionadas