Gestão

Volvo troca óleo e filtros do caminhão em menos de uma hora

Troca de óleo e filtros dos caminhões e ônibus da Volvo, que levava até duas horas e meia para ser feita, agora pode ser realizada em até 52 minutos, reduzindo o tempo que o veículo tem de ficar parado

Redação

13 de nov, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo registra parada para trocas de óleo e filtros em tempo recorde em suas oficinas
Crédito:Volvo/Divulgação
Volvo registra parada para trocas de óleo e filtros em tempo recorde em suas oficinas

O conceito da "Mentalidade Enxuta", adotado nas fábricas da Volvo, foi implementado também na rede de concessionárias da marca. O resultado é que o tempo de parada para troca de óleo e filtros dos caminhões foi reduzido drasticamente. E o serviço pode ser feito em menos de 1 hora.

Antes da implementação desse conceito, o tempo para realização do serviço chegava a duas horas e meia. Agora, pode ser feito em até 52 minutos. As informações são da marca sueca.

Desde 2017, as concessionárias da Rede Volvo têm avançado nos conceitos que pregam a mentalidade enxuta. Trata-se de uma filosofia de trabalho que adota ferramentas de melhoria contínua. Esses conceitos foram implementados primeiro na fábrica da empresa no Brasil.


Publicidade

LEIA TAMBÉM: Virando a chave para o transporte sustentável

Segundo informações da marca, isso também trouxe resultados positivos em relação à qualidade. E com benefícios diretos aos clientes. A estratégia deu tão certo que as iniciativas criadas no Brasil foram introduzidas em outras fábricas da Volvo ao redor do mundo.

Volvo acelera processos

Atualmente, das 100 concessionárias no País ao menos 33 introduziram a Mentalidade Enxuta. O conceito foi implementado na área denominada de Pit Stop Volvo. É onde são feitas as trocas de óleo e filtros dos caminhões e ônibus. A marca informa que, até o fim de 2020, outras 12 autorizadas terão adotado esse conceito.


O serviço é feito por profissionais especializados e treinados na fábrica. Para garantir que a substituição dos lubrificantes e filtros seja feita em menos de uma hora, o cliente precisa agendar um horário nas oficinas da rede de concessionárias.

Assim, quando o caminhão ou ônibus chega ao Pit Stop Volvo, os produtos e ferramentas necessários para execução do serviço já estarão separados e prontos para uso. Isso reduz o tempo necessário para atendimento e garante mais agilidade e eficiência.


“Tivemos um ganho notável de eficiência", afirma o gerente de desenvolvimento de concessionárias da Volvo, Felipe Battistella. "Eliminamos desperdícios e colocamos os caminhões e ônibus na estrada para rodar rapidamente.”

Conceito em expansão

Para disseminar a Mentalidade Enxuta, a Volvo formou uma equipe de especialistas. A maioria atua na linha de produção da fábrica da empresa. Esse time ajuda a autorizada a desenvolver a melhor solução de acordo com suas características.

“Os resultados têm sido positivos. Tanto que esse conceito será levado para outros processos", afirma Battistella. De acordo com ele, áreas como oficina, funilaria e estoque também poderão se beneficiar com essa metodologia. "Dessa forma, vamos elevar ainda mais a qualidade de atendimento”, diz.


Deixe sua opinião