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Volkswagen lança seu primeiro caminhão Euro 6 no mercado brasileiro

Volkswagen Delivery Express+ poluí e consome menos que antes, mas é 5% mais caro; caminhão cumpre novos limites de emissões do Proconve P8

Redação

07 de jan, 2022 · 6 minutos de leitura.

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Volkswagen Delivery
Volkswagen Delivery Express+ estreia com motor que cumpre os novos limites de emissões do Proconve P8
Crédito:Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) apresentou o Delivery Express +, primeiro modelo da marca equipado com motor dentro das normas de emissões estipuladas pela Fase 8 do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve P8). A regra equivale ao Euro 6 na Europa. Assim, de acordo com o P8, em vigor desde 1° de janeiro, todos os veículos comerciais com Peso Bruto Total (PBT) até 3,5 toneladas devem sair de fábrica com motorização menos poluente. Para caminhões e ônibus, a regra passa valer somente em 2023.

Para tanto, o motor do Delivery Express + fabricado emite menos óxido de nitrogênio (NOx) e material particulado do que um propulsor Euro 5, de geração anterior. A tecnologia utilizada pela fabricante é o SCR, sistema de Redução Catalítica Seletiva. Ou seja, faz o pós-tratamento dos gases de escape para melhorar o desempenho e reduzir a emissão de gases poluentes. Desta forma, um tanque de Arla 32 já vem integrado ao de combustível.

Além da Volkswagen, outras marcas também estão fabricando e vendendo comerciais leves com motores dentro dos novos limites de emissões e ruídos. Esse é o caso do Iveco Daily e Fiat Fiorino. Mas no caso do VWCO Delivery Express + com motor Euro 6, haverá um custo. Ele é menos poluente, porém, mais caro que a versão anterior. De acordo com a montadora, o preço é 5% superior ao Delivery Express + Euro 5, que tem tabela de R$ 234.000. Assim, é R$ 17 mil mais caro, e sai por R$ 245.700.


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Motor mais econômico

De acordo com a fabricante alemã, além de menos poluente, o motor gera mais economia de combustível. A Volkswagen calcula uma redução de até 5% no consumo de óleo diesel, mas, claro, isso depende do tipo de condução do motorista.

O novo motor Euro 6 fabricado pela FPT oferece 156 cv e torque de 36,7 mkgf, disponível em rotações mais baixas. Ficou um pouco mais potente do que a versão anterior que entregava 150 cv e torque de 36,7 mkgf.


Com essa configuração, o objetivo é alcançar economia e agilidade com arrancadas e acelerações mais potentes e seguras, mesmo em subidas. O motor de três litros tem calibração desenvolvida pela Engenharia da VWCO.

Direção inteligente

Para além do motor, o novo caminhão traz de série sistema de controle de estabilidade que evita derrapagens e diminui riscos de perda do controle de direção. Segundo a montadora, a inteligência embarcada do veículo faz com que esse sistema trabalhe o tempo todo em conjunto com outras soluções, como os freios ABS e o controle de tração.

O caminhão também é equipado com sensores eletrônicos que monitoram a trajetória do veículo. Assim, indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor para recuperar o atrito r o movimento.


Mais facilidade nas rampas

O modelo vem equipado com auxílio de partida em rampa mesmo com transmissão manual, acionado de maneira automática. De acordo com a Volkswagen, essa tecnologia mantém o veículo parado por até quatro segundos após a liberação do freio em ladeiras com inclinação superior a 5%. O objetivo é facilitar arrancadas nas subidas ou a ré em declives, pois evita rolagem em sentido contrário de marcha.

Basta a carteira B para dirigir

Assim como o Delivery Express + Euro 5, o novo modelo pode ser dirigido por quem tem carteira de habilitação B. Além disso, paga o mesmo valor de pedágio de um automóvel porque tem rodado simples na traseira. A VWCO afirma que o veículo tem capacidade de carga de caminhão, mas proporciona conforto de um carro.  Isso porque, de acordo com a VWCO, o veículo apresenta boa manobrabilidade e uma cabine ergonômica.

Por causa das suas características, o Express + é classificado como comercial leve e, por isso, pode circular mesmo em áreas de restrição para caminhões.


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