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Novos Iveco Daily 30-160 e 35-160 têm motor Euro 6 e preço 10% maior
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Novos Iveco Daily 30-160 e 35-160 têm motor Euro 6 e preço 10% maior

Novos Iveco Daily furgão e chassi-cabine ganharam um motor mais potente, de 160 cv que promete economia de diesel de até 6%

Andrea Ramos

15 de dez, 2021 · 8 minutos de leitura.

Iveco Daily nas versões de até 3,5 t chegam com motor Euro 6
Iveco Daily nas versões de até 3,5 t chegam com motor Euro 6
Crédito:Iveco/Divulgação
Iveco Daily nas versões de até 3,5 t chegam com motor Euro 6

A linha lveco Daily ganhou motores atualizados. Com isso, os Daily 30 e 35 atendem as novas regras de emissões de poluentes. Para veículos com peso bruto total (PBT) até 3,5 toneladas, a mudança passa a valer em 1º de janeiro de 2022. Assim, os dois modelos já estão em conformidade com o Proconve P8, equivalente ao Euro 6. Segundo a Iveco, os motores também ficaram mais fortes.

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A fase 8 do Proconve, o programa nacional de controle de emissões, inclui todos os tipos de caminhão.  Porém, para modelos com PBT acima  partir de 3,5 t, a lei entrará em vigor em janeiro de 2023. Com isso, os demais modelos da linha Iveco Daily manterão os motores atuais (P7, ou Euro 5) em 2022.


Segundo a Iveco, os Daily 30 e 35 com os novos motores chegam às lojas em janeiro. Porém, a má notícia é que os preços ficarão, em média,10% mais caros. Por exemplo, atualmente e Daily 30-130 na versão furgão de 9 m³ parte de cerca de R$ 230 mil. Portanto, o novo partirá de mais de R$ 250 mil.

Iveco Daily utiliza motor FPT

Por outro lado, a Iveco destaca o aumento de potência. Assim, o Daily 30-160 e 35-160 têm motor turbodiesel que gera 160 cv de potência e 39 mkgf de torque. Ou seja, houve um ganho de 30 cv na comparação com as atuais versões de entrada da linha. Porém, no caso dos modelos que atualmente têm motor de 150 cv, o ganho foi de 10 cv.


Ou seja, os Daily 30-160 e 35-160 trazem o motor F1C MAX produzido pela FPT Industrial. De acordo com a empresa, trata-se de um 3 litros de quatro cilindros em linha. Entre as novidades, há sistema de injeção eletrônica Common Rail atualizado. Bem como turbo de geometria variável (VGT).

Além disso, para se enquadrar às novas regras o motor recebeu as tecnologias SCR e EGR. Conforme a Iveco, a SCR utiliza catalisador em conjunto com o Arla 32. O reagente é utilizado por motores de caminhões médios, semipesados e pesados. Bem como em veículos de passeio, como o Jeep Compass, por exemplo. Por sua vez, o EGR faz recircular os gases gerados pela queima do diesel.

Cárter maior e longarinas mais grossas

Outra mudança importante foi o aumento do volume do cárter, que passou a ter capacidade de 9,3 litros de óleo. Ou seja, 34% a mais que a versão anterior. Com isso, o prazo para as trocas passou de 15 mil km para 30 mil km. Para o Daily 35-160 a relação de eixo foi alongada para 3,73:1.


A transmissão manual de seis velocidades é fornecida pela ZF. Graças a essas e outras novidades, houve redução de 3% no consumo de diesel. Porém, esse número pode chegar a 6%, de acordo com a Iveco. Porém, com todos os novos sistemas, o Daily ficou cerca de 80 kg mais pesado.

Seja como for, o diretor de marketing da Iveco, Bernardo Brandão, diz que isso não vai impactar a operação. Segundo ele, a linha ficou mais robusto e teve ampliada a capacidade de carga. Colabora com isso o fato de a versão Daily 35-160 utilizar a mesma base dos caminhões da marca.

PBT técnico chega a 4.400 kg

Assim, oferece maior resistência em relação aos monoblocos convencionais. Conforme a Iveco, o modelo ficou ainda mais parrudo graças às longarinas com 5 mm de espessura. Como resultado, o aumento do PBT técnico foi de 200 kg. Ou seja passou a ser de 4.400 kg.


Por sua vez, na versão Daily City 30-160 a chassi tem longarinas com 4 mm de espessura. Portanto, manteve o PBT técnico de 3.900 kg. Segundo Brandão, essa opção é direcionada ao transporte de cargas mais leves e de maior volume.

Além disso, a Iveco renovou a cabine da linha Daily. Assim, o painel de instrumentos ganhou grafismos mais modernos. Bem como a tela colorida de LCD de 3,5 polegadas traz funções de gerenciamento e monitoramento similares aos de automóveis. O acionamento é por meio de botões no volante.

PBT técnico

Segundo a Iveco, os bancos também são novos e garantem mais conforto. Nesse sentido, têm assento maior, apoios de cabeça redesenhados e melhorias na densidade das espumas. Assim como novos padrões de tecido de revestimento. Além disso, o do motorista tem mais opções de regulagem.


Outros destaques são os vários porta-objetos. Além disso, há um novo compartimento com 80 litros de capacidade sob o assento do passageiro. Entre os opcionais há indicador de pressão dos pneus, acionamento automático dos faróis e dos limpadores de para-brisa.

Bem como faróis de neblina direcionais. Ou seja, as luzes se acendem do lado para o qual o veículo é apontado em curvas ou manobras, por exemplo. Por sua vez, dispositivos que já estavam na linha anterior foram mantidos.

Por exemplo, há controle eletrônico de estabilidade, freio com assistência hidráulica e sistema de auxílio para saída em rampas. No visual, há nova grade apenas na versão de topo Daily 35-160.