A VW Caminhões e Ônibus entregou 700 ônibus para o transporte de estudantes do Estado de São Paulo. Trata-se de uma encomenda feita na licitação do ano passado do Programa Caminho da Escola. Trata-se da venda de 3.600 unidades, sendo 1.600 do Volksbus 15.190 e 1.600 do Volksbus 8.160 e mais 400 unidades do Volksbus 8.160.
Desde 2007, quando o programa foi criado, a VWCO entregou mais de 23 mil veículos. Neste período, mais de 1 milhão de estudantes de 5.226 já andaram nos ônibus da marca. Ou seja, quase a totalidade das cidades brasileiras conta com pelo menos um ônibus Volkswagen como aliado da educação.
A preparação dos veículos para atender a este tipo de operação compreende a suspensão elevada. Isso tornou os veículos mais altos para passar por aclives e declives com mais facilidade. A empresa também investiu em dispositivo de poltrona móvel que equipa todos os ônibus destinados ao transporte de estudantes.
Publicidade
O Programa Caminho da Escola foi o responsável por evitar uma queda ainda mais dramática nas vendas em 2020. No ano passado o setor de ônibus registrou queda de 33% nas vendas na comparação com 2019. Assim, 14 mil unidades emplacadas no ano passado.
Programa vai puxar as vendas em 2021
O resultado teria sido ainda pior sem as encomendas do programa do Ministério da Educação. O setor de fretamento também ajudou a diminuir as perdas de 2020. Além disso, deverá contribuir com boa parte dos emplacamentos em 2020. Mas com menor intensidade.
Em entrevista ao Estradão, o vice-presidente da Anfavea, Marcos Saltini disse que com o Caminho da Escola é possível arriscar um cenário mais positivo para 2021. De acordo com ele, a inciativa é um sucesso. “Desde sua criação, em 2007, garantiu vendas cerca de 40 mil ônibus.”
Para este ano, a expectativa é que a nova licitação puxe vendas de aproximadamente 7 mil unidades, mil a mais do que o ano passado. O governo adiou o edital duas vezes neste ano. Mas expectativa é que ocorra em breve.