A retração do mercado de caminhões no Brasil também impacta a venda de pneus. Conforme dados da Anip, associação que representa as fabricantes do setor, em julho foram vendidas 10,4% menos unidades que em junho. Ou seja, de 540 mil para 484 mil peças.
Porém, no caso da venda de pneus para as montadoras, houve alta em julho ante junho. De acordo com a Anip, os números passaram de 117 mil para 123 mil, com alta de 5,6%. Porém, na comparação com julho de 2022, o setor registra retração de 32,1%.
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Por outro lado, a demanda no mercado de reposição ficou abaixo em julho. Foram 360 mil vendas no mês passado, com queda, portanto de 14,1% sobre as 423 mil vendas feitas em junho. Seja como for, no acumulado dos sete meses de 2023 os números são 6,1% piores do que os do mesmo período de 2022.
Importação de pneus prejudica fabricantes
Conforme representantes do setor, a economia instável e as altas taxas de juros prejudicaram as vendas. Da mesma forma, a queda da cotação do dólar virou vilã. Assim, também contribuiria para a retração. Ou seja, com isso os preços dos importados ficam mais atrativos.
Além disso, o setor acompanha o que vem ocorrendo no mercado de caminhões novos que também sente os reflexos da economia. Contribui com isso o aumento dos preços dos veículos. Com a entrada em vigor das regras do Proconve P8, os caminhões ficaram até 30% mais caros.
Seja como for, a Anip sustenta que a queda também pode estar ligada à concorrência dos importados. A a associação informa que "os resultados ruins são reflexo do longo período de isenção de impostos para pneus importados. Assim como de altos estoques."
Nacional roda até 300 mil km
Porém, o consumidor prioriza o menor preço. Ao Estradão, o caminhoneiro Anderson Zampelini revela que os pneus estrangeiros são mais vantajosos. "Prefiro o importado. Pago R$ 1 mil, contra R$ 1.600 do nacional." Conforme ele, a durabilidade é equivalente. "Se continuar assim, vou comprar mais", diz.
Porém, a Anip contesta. Segundo a associação, o pneu nacional roda 300 mil km por cerca de R$ 5,8 mil. Do importado, seriam R$ 9 mil. Conforme a associação, com base em metodologia da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), o pneu importado representa R$ 0,35 a mais de custo por km rodado.