A venda de caminhões e ônibus elétricos e a gás cresceu em setembro. Assim, no mês passado, foram emplacadas 83 unidades com motores alternativos ao diesel. Portanto, são 55 a mais que as 28 unidades de agosto. Do mesmo modo, na comparação com setembro de 2022, também houve alta – foram 44 a mais. Os dados são da Anfavea, associação que reúne as montadoras no País.
Contudo, na comparação com os nove meses do ano passado, o resultado ficou abaixo do esperado. Ou seja, de janeiro a setembro o País emplacou 399 caminhões elétricos e a gás. Enquanto, no mesmo período do ano passado, foram 813 unidades. Ou seja, 414 a menos na comparação com o mesmo período do ano passado.
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Conforme o vice-presidente da Anfavea, Vinicius Pereira, vale destacar que, mesmo com a queda, o desempenho dos nove meses ficou no mesmo patamar do que o mesmo período de 2021. Isso significa que há uma demanda crescente por veículos com combustível alternativo ao diesel no País.
Aumento do preço de caminhões e ônibus a diesel
Seja como for, a queda pela procura no acumulado deste ano está ligada à entrada em vigor do Proconve P8. Ou seja, a nova fase do programa de controle de emissões de veículos a diesel. De acordo com a Anfavea, com as atualizações os preços dos caminhões e ônibus a diesel subiram até 30%. Com isso, quem precisou renovar a frota, focou os investimentos nos veículos convencionais.
Porém, segundo a Anfavea, as perspectivas para o segmento são positivas. Assim, mais empresas vêm buscando caminhões e ônibus menos poluentes. Isso porque é uma demanda da sociedade. E isso inclui o transporte de carga e passageiros.
Caminhões a gás
Seja como for, em 2023, as montadoras buscam mostrar novidades às transportadoras. É o caso da Scania que, por ora, é a única que produz caminhões a gás no Brasil. A marca revelou, com exclusividade ao Estradão, que vai ampliar essa linha em breve. Nesse sentido, terá versões com motores a gás com 420 cv e 460 cv de potência. Segundo fontes da fabricante, o lançamento deve ocorrer em fevereiro de 2024.
Atualmente, a Scania vende caminhões a gás com três opções de potência: 280 cv, 340 cv e 410 cv. Porém, esta será substituída pela de 420 cv. Conforme a empresa, um dos focos é o agronegócio. Entre os potenciais compradores estão produtores rurais de Mato Grosso. Afinal, a região recebe gás que vem diretamente da Bolívia, o que reduz o preço do combustível.
Volkswagen E-Delivery
No caso de caminhões elétricos, as perspectivas também são positivas. Segundo o gerente de estratégias corporativas da VWCO, Walter Pellizari, a empresa vai ampliar a produção neste ano e em 2024. A marca faz a linha E-Delivery no Rio de Janeiro. "É uma tecnologia mais cara, mas que vem caindo (o preço) ao longo do tempo", afirmou o executivo em entrevista à Agência EPBR.