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Venda de caminhões cai 16% em 2023; Volvo FH é líder há 11 anos

Segundo profissionais do setor, a venda de caminhões novos foi impactada pelo aumento de preço causado pela entrada em vigor do Proconve P8; projeção para 2024 é de alta

Andrea Ramos

04 de jan, 2024 · 7 minutos de leitura.

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Mercado de caminhões cai 16,39% em 2023, mas Volvo lidera pelo 11º ano
Volvo
Crédito:Volvo/Divulgação
Mercado de caminhões cai 16,39% em 2023, mas Volvo lidera pelo 11º ano

A venda de caminhões novos recuou 16,39% no Brasil em 2023, para 104.155 unidades. Ou seja, 20,4 mil unidades a menos do que a registrada em 2022, quando foram emplacados 124.569 caminhões no País. Ou seja, 20.414 unidades a menos. Além disso, o Volvo FH 540 manteve a liderança do ranking, com 7.200 emplacamentos. Os números são da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias do País.

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Do mesmo modo, houve queda de 16,53% na venda de caminhões novos em dezembro de 2023. No mês passado, os emplacamentos somaram 10.068 caminhões. Portanto, 1.994 a menos do que em novembro. Porém, na comparação com dezembro de 2022, com 9.051 vendas, o resultado é positivo.


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Segundo o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, o setor de caminhões foi o único a apresentar retração em 2023. De acordo com ele, isso é resultado da entrada em vigor do Proconve P8. Para atender as novas regras de controle de emissões, os caminhões receberam várias atualizações. Com isso, os preços subiram até 30%. Além disso, os bancos estão mais restritivos na concessão de crédito.

Projeção para 2024 é de alta na venda de caminhões

Contudo, Andreta Jr informa que o mercado voltou a comprar no segundo semestre. Sobretudo, por causa da redução das taxas de juros. “No decorrer do ano, o segmento foi se ajustando. As taxas de juros menores favoreceram os financiamentos. Além disso, o agronegócio beneficiou o setor." Conforme o executivo, a queda foi menor do que a previsão feita no início do ano.

Para 2024, o presidente da Fenabrave aposta no crescimento da venda de caminhões em torno de 10%. Em outras palavras, a expectativa é fechar o ano com cerca de 114,5 unidades emplacadas. "Este ano, alguns fatores podem favorecer o segmento. É o caso da consolidação do Euro 6, da melhora (na oferta) de crédito e da evolução do agronegócio. Segundo Andreta Jr, o setor responde por 50% da venda de caminhões pesados.


No mesmo sentido, a expectativa das fabricantes é que o governo lance um programa permanente de renovação de frota. Segundo executivos do setor ouvidos pelo Estradão, isso deve ocorrer ainda no primeiro semestre. Assim, o programa deve ser um desdobramento da MP 1175/23, por meio da qual o governo federal garantiu R$ 1 bilhão em recursos para a compra de caminhões e ônibus em 2023. Porém, a medida teve prazo curto.

Ranking por marca

Segundo os dados da Fenabrave, a Volkswagen Caminhões e Ônibus liderou a venda de caminhões novos em 2023. No total, a marca faturou 27.015 unidades, o que representa 25,94% de participação de mercado. Em seguida, vem a Mercedes-Benz, com 26.236 vendas e 25,19% do total. Logo depois está a Volvo, com 19.644 vendas e 18,86% dos emplacamentos totais.

Depois, em quarto está a Scania, com 12.440 vendas e 11,94% do bolo. A Iveco ficou com a quinta posição, ao emplacar 9.384 caminhões (9,01%) do total. Na sexta posição, a DAF somou 8.344 vendas e conquistou 8,01% de participação.


A Hyundai aparece na sétima colocação com 317 caminhões faturados e 0,30% do total. A Foton, na oitava posição, teve 247 vendas e 0,24% de participação. Por fim, a JAC Motors faturou 234 caminhões elétricos em 2023, que representam 0,22% do mercado total.

Mercado de caminhões cai 16,39% em 2023, mas Volvo lidera pelo 11º ano
Volvo FH 540 lidera o raking das vendas de caminhões no País; foto: Volvo

Volvo FH lidera pelo 11º ano seguido

Pelo 11º ano seguido, o Volvo FH 540 foi o caminhão pesado mais vendido do Brasil. Porém, ao considerar o mercado total, o cavalo-mecânico é líder há cinco anos consecutivos. Em 2023, o modelo somou 7,2 mil emplacamentos.


Segundo a fabricante, 5.803 unidades tinham os novos motores Euro 6. Assim, cerca de 2.400 Volvo FH vendidos em 2023 ainda tinham motores Euro 5. Portanto, eram unidades feitas em 2022 que ainda estavam nos estoques. 

Veja a lista dos 10 caminhões mais vendidos no Brasil em dezembro e no acumulado de 2023

  1. Volvo FH 540 - 822 (7.200)
  2. VW Delivery 11.180 - 424 (4.518)
  3. DAF XF 530 - 462 (4.136)
  4. Volvo FH 460 - 401 (3.783)
  5. DAF XF 480 - 295 (3.210)
  6. Scania R 460 - 297 (2.851)
  7. Scania R 450 - 401 (2.328)
  8. Mercedes-Benz Atego 1719 - 228 (2.022)
  9. Volvo VM 290 - 290 (1.917)
  10. VW Constellation 24.280 - 38 (1.847)

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