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Veja os caminhões eleitos por voto popular no Prêmio Mobilidade Estadão 2023

Entre os eleitos pelos leitores estão caminhões de todas as categorias, dos modelos semileves aos pesados. Confira quais são os vencedores

Redação

12 de dez, 2022 · 10 minutos de leitura.

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caminhões
Primeiro caminhão elétrico feito no Brasil, VW e-Delivery é um dos vencedores do Prêmio Mobilidade Estadão 2023
Crédito:VWCO/Divulgação
Por votação popular, o VW e-Delivery foi o mais votados entre os caminhões elétricos disponíveis no País

Quais são os caminhões mais admirados pelos brasileiros em cada segmento, dos semileves aos pesadões? Essa pergunta foi respondida nesta segunda-feira (12) pelo Prêmio Mobilidade Estadão 2023, que revelou os seis modelos preferidos dos leitores em votação popular. A iniciativa reúne várias marcas do Grupo Estado e, além dos caminhões, premia também os melhores automóveis, motocicletas e serviços de mobilidade.

Neste ano, foram quatro trilhas e 27 categorias, com 23 delas abertas ao voto popular no site do portal Mobilidade Estadão. Além disso, os vencedores de quatro categorias do prêmio foram escolhidos por especialistas da redação. São elas: Carro do Jornal do CarroCaminhão do Estradão, Moto do MotoMotor e Cidade Campeã de Mobilidade.

No caso do Estradão, o grande vencedor foi o Volvo FH 540 (veja aqui). Conheça a seguir os caminhões e comerciais leves mais votados e suas principais características.


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Melhor Furgão: Fiat Ducato

Fiat Ducato Prêmio
Fiat/Divulgação

O Fiat Ducato, disponível em versões chassi-cabine e van de passageiros, tem motor diesel 2.3 Multijet II de 130 cv a 3.600 rpm e 32,6 mkgf de torque máximo a 1.800 rpm. O câmbio é manual de seis velocidades, com tração dianteira. De acordo com a montadora, o utilitário foi projetado para proporcionar mais economia e um baixo custo de manutenção.

O design do Ducato é um dos pontos fortes. Quando renovou a linha em 2021, o furgão ganhou uma grade dianteira maior e o novo emblema da marca italiana, que foi adotado recentemente. Ele também ganhou faróis mais afunilados, porém, mais eficientes. Além disso, o veículo conta com o mesmo conforto de um automóvel. Um exemplo disso é o volante menor e multifuncional. E a direção que tem assistência elétrica.


O Fiat Ducato é importado do México, onde é fabricado desde 2007. Mas, antes, a montadora italiana produzia o modelo na fábrica de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Portanto, está há duas décadas no mercado brasileiro.

Melhor caminhão leve: Iveco Daily 70-170

A renovação estética da gama Iveco Daily ocorreu em 2020. E trouxe novidades de acabamento e segurança, mas preservando a robustez. O chassi do veículo é conhecido por ser de difícil quebra. Aliás, por causa desses atributos, o modelo se destaca. O motor tem potência de 170 cv a 3.500 rpm e torque de 46 mkgf entre 1.250 rpm e 2.900 rpm. Não por acaso, a versão 70-170 é uma das mais buscadas no mercado de motorhome, por exemplo.


Ademais, o Daily conta com arranjos que facilitam o dia a dia na direção. O volante tem comandos que podem ser feitos por voz. Há funções como controlador e limitador de velocidade. Em termos de segurança, entre outros itens, há dispositivo de limpeza dos discos de freio e controle de rolagem da carroceria. E o para-choques tripartido reduz o custo de manutenção.

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Melhor caminhão médio: Iveco Tector 11.190

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FOTO: FELIPE RAU/ESTADAO

O modelo de 10,6 toneladas de PBT se encaixa no segmento de médios. Mas é um tipo de caminhão que conquista cada vez mais espaço no mercado onde operaria um leve. Isso graças à sua capacidade de carga de até 9,9 t. Ou seja, os caminhões com 11 t de PBT podem levar mais carga. E, ao mesmo tempo, são versáteis no uso urbano. Por exemplo, na distribuição de produtos dos setores alimentício, farmacêutico e de bebidas, por exemplo.

Com a chegada do Tector 11.190 no segmento de médio em 2019, a Iveco ampliou sua participação com a gama Tector, que também conta com caminhões semipesados e pesados. Seja como for, o 11.190 tem motor FPT NEF 45, que gera 190 cv de potência a 2.500 rpm.

Melhor caminhão semipesado: Volvo VM 270

Volvo/Divulgação

O Volvo VM chegou ao mercado brasileiro em 2003. Desde então, tornou-se um dos modelos mais importantes da marca no País nos segmentos semipesado e pesado. O modelo é versátil, pois tem vocação para distribuição e aplicações rodoviárias. O modelo, eleito por voto popular, conta com motor MWM com tecnologia Euro 5. Mas, a partir de 2023, ganhará nova geração da família VM. Ou seja, já com motor Euro 6 de 8 litros, de fabricação própria da Volvo.

Assim, a geração é ainda melhor e 10% mais econômica, a depender da carga e da topografia por onde trafega. Também ganhou mais potência, que sobe de 290 cv para 360 cv, com torque de 107 mkgf e 148 mkgf, respectivamente. Além disso, recebeu a nova transmissão I-Shift de 7ª geração, a mesma do caminhão pesado FH.

Melhor caminhão pesado: Iveco Hi-Way 560

Divulgação/ Iveco

A fama do pesadão 6x4 é de robustez. E colabora com isso o trem de força. O Hi-Way é equipado com motor FPT Cursor 13 de 6 cilindros de 560 cv e tem um sistema de frenagem que oferece, de acordo com a Iveco, maior estabilidade e conforto para o motorista. O motor FPT Cursor conta com modo eco, acionado por um botão no painel. Dessa forma, é possível rodar com o veículo de forma a poupar combustível, mas sem perder muito fôlego.

Para quem busca um caminhão com tecnologia Euro 5 a um preço convidativo, o Hi-Way é uma boa opção. Mas vale lembrar que o caminhão já tem um sucessor. Trata-se do Iveco S-Way, lançado pela durante a Fenatran 2022. Conforme a marca, um dos diferenciais é o baixo consumo de diesel. Assim, na comparação com o Hi-Way, a redução chega a 15%.

Melhor caminhão elétrico: Volkswagen E-Delivery 1114

Volkswagen e-Delivery caminhão elétrico
Volkswagen/Divulgação

O Volkswagen e-Delivery se destaca por ser o primeiro caminhão 100% elétrico desenvolvido e feito no País. Assim, além de rodar nas grandes cidades sem emitir gases nocivos ao meio ambiente, a linha ainda conta com autonomia de até 250 km.

Neste ano, os caminhões ganharam mais capacidade de carga. Dessa forma, o e-Delivery de 11 t passa a ter 11.400 kg de PBT, com carga útil somada à carroceria de 6.800 kg. Do mesmo modo, o e-Delivery de 14 t está com o PBT de 14.500 kg. E tem, agora, transporta 9.300 kg. Seja como for, o caminhão é digno de prêmio pela tecnologia. E pelo desenvolvimento local. Todavia, o preço ainda é um obstáculo. O e-Delivery custa a partir de R$ 785 mil.

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