Os caminhões são veículos voltados ao trabalho. isso é óbvio. Porém, a criatividade pródiga de projetistas e designers leva muitos desses profissionais a fazer modelos para lá de incomuns. Assim, no mundo todo há de caminhões bizarros aos com estilo apenas diferente do convencional. Nesse universo repleto de curiosidades, o Estradão listou cinco caminhões que dificilmente você verá nas estradas.
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Caminhões salsicha
Entre os caminhões com desenho mais curioso da história, este é para lá de incomum. Estamos falando do Wienermobile, ou salsicha móvel, em tradução livre. Ou seja, como o próprio nome indica, trata-se de um veículo com formato de embutido. A carroceria foi encomendada pela Oscar Mayer. A empresa norte-americana produz frios, bacon, presunto e, obviamente, salsicha.
Segundo a companhia, a linha de caminhões salsicha surgiu em 1936. Assim, o objetivo era promover, nos Estados Unidos, os produtos da Oscar Mayer. Porém, os veículos acabaram se tornando algo muito maior do que isso. Atualmente, os caminhões em formato de embutido são considerados como parte importante da cultura pop norte-americana.
Conforme a empresa, os primeiros caminhões tinham chassi feito sob medida. Além disso, a posição do motorista ficava no meio da carroceria. Porém, com o tempo os Wienermobile passaram a ter a base de outros vários tipos de veículos disponíveis no mercado. Assim, há caminhões salsicha feitos sobre modelos como Jeep Willys, Chevrolet RV e até Ram 1500.
Caminhão com cara de picape
Para chamar a atenção dos fãs de caminhões VHD, nos Estados Unidos, a Volvo Trucks North America desenvolveu a picape VHD. Ou seja, feita sobre o chassi da linha de caminhões voltada a operações pesadas. Porém, a empresa informa que não pretende produzir o modelo em série. Assim, trata-se de um veículo exclusivo.
Da mesma forma, a picape VHD não está à venda. Segundo a Volvo, sua destinação é clara. Inicialmente, o objetivo é a participação em feiras e eventos do setor de transporte. Assim, quando não estiver na ativa, o modelo ficará exposto no museu da marca sueca.
Conforme a Volvo, a picape VHD recebeu uma extensão na cabine, que passou a ser dupla. Portanto, há um banco extra na parte traseira. Seja como for, tanto a altura do teto quanto a largura originais foram mantidas. Vale lembrar que a base é de caminhões com tração 4x2. Além disso, a parte traseira também ganhou caçamba parecida com a de picapes grandes.
VT5 é o um Volvo FH bicudo
Aliás, a Volvo parece ser a marca preferida de quem atua no segmento de personalização de caminhões. Nesse sentido, um dos destaques é o VT5, a mais recente criação da Vlastuin Truckopbouw. Conforme a preparadora, o modelo foca operações severas de transporte rodoviário. Por isso, há cabine avançada.
Assim, o modelo usa como base um Volvo FH16 750. Ou seja, a versão mais potente da linha de caminhões da marca. Assim, trata-se do primeiro bicudo que a operar na Suécia. Vale lembrar que, nos Estados Unidos, a marca oferece cabine avançada nas linhas VNL e VNR, por exemplo.
Conforme a preparadora, o caminhão teve a cabine recortada na parte traseira. Depois, motor, radiador e outros componentes do sistema de propulsão ficaram em posição avançada. Aliás, o desenvolvimento do longo capô ficou a cargo da Vlastuin Truckopbouw.
Modelo chinês tem visual diferentão
Um dos caminhões da Feidi Motors é o UFO W7 220. Aliás, trata-se do maior modelo feito pela marca chinesa. Embora seja pouco conhecida no Ocidente, a Feidi oferece veículos voltados sobretudo ao setor de equipamentos agrícolas. Curiosamente, em inglês UFO é a sigla para objeto voador não identificado.
Seja como for, no visual o UFO W7 220 se destaca pelo visual, que é diferente da maioria dos demais chineses. Bem como de modelos oferecidos em mercados como Europa e Estados Unidos, por exemplo. Nesse sentido, chama a atenção o conjunto óptico, com luzes de LEDs.
Embora a grade dianteira fechada leve a crer que se trata de um caminhão elétrico, o UFO W7 220 tem motor a combustão. Ou seja, um quatro-cilindros de 4,5 litros que gera 220 cv de potência e 80 mkgf de torque. A transmissão inclui câmbio manual de dez velocidades e tração 6x2. Além disso, o modelo rígido tem dois eixos direcionais na dianteira.
Scania exclusivo
Além dos modelos com desenho inusitado, o Estradão listou o Scania R900 Kivara como um bônus. Afinal, seu desenho não é estranho, mas apenas diferente dos demais modelos da marca sueca. Assim, o cavalo-mecânico recebeu vários itens de personalização. Conforme os projetistas da Bayside Truck and Trailer Solutions, o visual foi encomendado por uma transportador da África do Sul.
Vale lembrar que a, digamos, esportividade não se limita ao visual. Ou seja, o motor Scania V8 gera nada menos que 900 cv. Porém, recebeu soluções de motor marítimo, o que exigiu a reprogramação da unidade eletrônica de gerenciamento. Além disso, há sistema de injeção de óxido nitroso (N₂O). Assim, quando o gás é injetado a potência chega a 1.400 cv.
Entre os vários apêndices aerodinâmicos há para-choque dianteiro integrado aos para-lamas, com faróis integrados, e às carenagens laterais. Assim, o objetivo é diminuir a resistência ao ar. No mesmo sentido, os espelhos externos foram substituídos por câmeras. Seja como for, trata-se de um cavalo-mecânico com tração 6x4.