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Tresa mostra caminhão com torque quase 10 vezes maior que do Scania

Tresa Motors, fabricante de caminhões elétricos da Índia, acaba de apresentar o modelo V0.2, com maior torque do mercado

Redação

20 de mai, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Tresa mostra caminhão com torque quase 10 vezes maior que do Scania
Tresa
Crédito:Tresa/Divulgação
Tresa mostra caminhão com torque quase 10 vezes maior que do Scania

A Tresa Motors, marca que até então era conhecida apenas na Índia, ganhou fama fora do seu País. A fabricante apresentou recentemente seu caminhão semipesado V0.2. Ou seja, veículo com o maior torque do mercado, de 24.000 nm ou 2.448 mkgf.

Em outras palavras, trata-se de um torque praticamente 10 vezes maior que o oferecido por um Scania. O mais popular 460 R Super entrega torque de 2.500 nm ou 255 mkgf. Sem dúvida, o V0.2 entrega o maior torque visto em caminhão no mercado.

Mas, além do altíssimo torque, o motor elétrico chama a atenção. Apesar de operar sob demanda, gerenciado por software próprio, segundo a marca fornece a potência necessária em todas as situações.


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O caminhão foi desenvolvido levando em conta as condições das estradas do seu país de origem. Com desenho futurista, o modelo da Tresa Motors foi construído na plataforma do motor Axial Flux Flux 350. Ou seja, o primeiro módulo de bateria autônoma de 800V 50 kWh do mundo, o Meg50. Em outras palavras, o motor Flux 350 oferece maior densidade de potência, melhor capacidade de resfriamento e maior eficiência. Seu tamanho compacto, garante mais flexível.

Tresa mostra caminhão com torque quase 10 vezes maior que do Scania
Tresa/Divulgação
Tresa diz que o desenho futurista garantiu um veículo confortável e seguro para o motorista

Motor elétrico do Tresa V0.2 entrega 600 km de autonomia

As baterias que alimentam esse motor, cuja potência não foi revelada, conta com capacidade de 300 kWh. E, segundo a marca, recarregam em apenas meia hora. Mesmo o caminhão carregando o máximo de carga, a fabricante informa que a velocidade máxima atinge 120 km/h. Garantindo autonomia de 600 km

O gerenciamento do caminhão ocorre por uma Unidade de Computação Centralizada (CCU), que recebe software da Nvidia. Além disso, existe um sistema completo de telemetria, que envia todas as informações do veículo para um sistema que pode ser analisado pela transportadora.

Com essas características, o caminhão com maior torque do mercado tem PBT de 18 t. Podendo sair de fábrica com opções de carroceria como tanque e carga seca.


Todavia, a Tresa Motors não anunciou o valor do veículo. Tampouco, a data de início das vendas. Mas conforme a marca, há clientes interessados. Nesse sentido, uma transportadora indiana fez um pedido de 1 mil unidades.

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