A venda de veículos comerciais com motores alternativos ao diesel cresce no Brasil. Segundo dados da Anfavea, os caminhões, ônibus e furgões elétricos e a gás apresentam alta de 840% em 2022. Conforme a associação das montadoras, 602 unidades foram emplacadas de janeiro a junho deste ano, ante 64 exemplares no mesmo período de 2021. Ou seja, o resultado do primeiro semestre é 47,5% maior que o acumulado dos 12 meses do ano passado.
Vale lembrar que, embora os números absolutos ainda sejam pequenos, os preços de modelos a gás e elétricos são de 30% e 100% mais altos que os de equivalentes a diesel. De acordo com a Anfavea, dos modelos emplacados no primeiro semestre de 2022, 425 são elétricos e 177 a gás. Além disso, o cenário indica tendência de alta nos próximos meses.
Recentemente, a Movida, por exemplo, anunciou a compra de 250 SUVs e furgões elétricos da BYD. Clientes do setor de entregas urbanas devem responder por 50% dos contratos de locação dos modelos. De acordo com o CEO da locadora, Renato Franklin, frotistas e empresas de varejo vão dividir a outra metade.
Publicidade
Oferta de veículos comerciais a gás vão crescer
Seja como for, no caso dos caminhões, o fim dos motores a diesel ainda deve demorar para acontecer. Atualmente, apenas a Scania oferece modelos a gás no Brasil. Entretanto, até o fim deste ano, a Iveco vai lançar um veículo do tipo. Embora a marca italiana não revele detalhes, as apostas são nos pesados Hi-Road ou Hi-Way. Segundo rumores que circulam no mercado, o Hi-Way também deve estrear no Brasil. Porém, com motor a diesel.
Na Argentina, a Iveco produz e vende o semipesado Tector com motor a gás. No Brasil, a marca iniciou a fabricação dos primeiros caminhões a gás em fevereiro, na planta de Sete Lagoas (MG). Essa unidades são destinadas a testes. Mas vale ressaltar que a infraestrutura disponível no Brasil ainda é um limitador para o avanço desses modelos. Ou seja, tanto o número de pontos de recarga de elétricos quanto o de postos com bicos específicos para caminhões a gás.
ESG é motor da demanda
Devido às ações de ESG, a demanda por veículos elétricos e a gás deve continuar aquecida. Isso porque cada vez mais empresas buscam frotas menos poluentes para atingir suas metas de redução de emissões de carbono. Portanto, várias transportadoras começam a apostar em veículos alternativos ao diesel para atender essa demanda.
O Estradão preparou uma lista com os principais veículos comerciais elétricos e a gás vendidos no Brasil. Além de informações como como peso bruto total (PBT) e dimensões, há detalhes do trem de força e autonomia, entre outras. Há modelos leves, como vans e furgões, e caminhões.
BYD eT3
O furgão elétrico da BYD lidera as vendas entre os elétricos do segmento. Segundo a marca, em 2021 as vendas cresceram 531% no País. Em outras palavras, os emplacamentos saltaram de 19 unidades em 2020 para 120 no ano passado.
Ademais, o modelo acaba de receber atualizações. Por exemplo, ganhou 90 kg de capacidade de carga, que passou a 808 kg. Além disso, a autonomia entre as recargas aumentou para até 300 km. Segundo a empresa, o modelo não é vendido para pessoas físicas.
- Motor: elétrico
- Potência: 134 cv
- Torque: 18,4 mkgf
- PBT: 1.700 kg
- Tempo de recarga: Menos de uma hora em carregadores DC
- Preço sugerido: R$ 259.990
Citroën e-Jumpy
O e-Jumpy da Citroën foi lançado no Brasil no fim do ano passado. Segundo a marca, autonomia é de até 330 km e o motor elétrico gera 100 KW, equivalentes a 136 cv de potência, e 26,5 mkgf de torque. Além disso, como a capacidade de carga é de 1 tonelada, o furgão foca operações urbanas de coleta e distribuição.
- Motor: elétrico
- Potência: 136 cv
- Torque: 26,5 mkgf
- PBT: 3.055 kg
- Tempo de recarga: Carga lenta, 11 h; carga rápida, 7 horas; ultrarrápida, 45 minutos
- Preço sugerido: a partir de R$ 329.900
Fiat eScudo
Recentemente, a Fiar lançou no País o eScudo, com capacidade de carga de 1 t. O furgão utiliza a mesma plataforma modular do e-Expert, da Peugeot, e do e-Jumpy das Citroën, chamada de multienergia EMP2. Por isso, todos compartilham os mesmos recursos de tecnologia e peças de acabamento.
De acordo com a Fiat, o eScudo tem baterias de íons de lítio de 75 kWh. Assim, a autonomia pode chegar a 330 km no uso urbano. Em operações rodoviárias, a distância entre as recargas cai para 237 km. Todavia, o motor elétrico entrega potência de 100 KW, equivalentes a 136 cv. O torque é de 26,5 mkgf.
- Motor: elétrico
- Potência: 136 cv
- Torque: 26,5 mkgf
- PBT: 3.055 kg
- Tempo de recarga: Carga lenta, 11 h; carga rápida, 7 horas; ultrarrápida, 45 minutos
- Preço sugerido: a partir de R$ 329.900
JAC iEV 750
O JAC iEV 750V pode transportar até 12,3 m³ de volume e 1,54 t de carga. De acordo com a marca chinesa, a autonomia chega a 235 km. Porém, vai a 280 km com o modo ECO ligado. Ou seja, o sistema atua na regeneração de energia elétrica gerada nas desacelerações e frenagens.
- Motor: elétrico
- Potência: 163 cv
- Torque: 76,5 mkgf
- PBT: 4.600 kg
- Tempo de recarga: Carga lenta, 13h; carga rápida, 8h
- Preço sugerido: a partir de R$ 389.900
Peugeot e-Expert
O Peugeot e-Expert foi lançado no Brasil juntamente com seu "primo" Citroën e-Jumpy. Ou seja, os dois são feitos sobre a plataforma modular multienergia EMP2. Portanto, compartilham vários recursos de tecnologia e peças de acabamento. Além disso, o Peugeot tem a mesma capacidade de carga, de 1 t, e autonomia, de 330 km do Citroën.
- Motor: elétrico
- Potência: 136 cv
- Torque: 26,5 mkgf
- PBT: 3.055 kg
- Tempo de recarga: Carga lenta, 11 h; carga rápida, 7 horas; ultrarrápida, 45 minutos
- Preço sugerido: a partir de R$ 329.900
Renault Kangoo
A Renault oferece o Renault Kangoo E-Tech Electric 100% elétrico no Brasil há alguns anos. Porém, o modelo é vendido apenas para empresas. Segundo a marca, o utilitário tem autonomia de até 270 km. Além disso, pode transportar até 650 kg de carga útil.
De acordo com a filial da empresa no Brasil, no fim de 2021 a Americanas adquiriu 100 unidades do furgão. Graças ao sucesso do modelo menor, a Renault decidiu trazer ao País o furgão Master elétrico. A expectativa é de que as vendas comecem no quarto trimestre deste ano.
- Motor: elétrico
- Potência: 60 cv
- Torque: 23 mkgf
- PBT: XXX kg
- Tempo de recarga: Carga rápida, 5:40h
- Preço sugerido: a partir de R$ 209.000
BYD eT7 12.220
A BYD apresentou no Brasil o eT7 12.220, seu caminhão 100% elétrico multivocacional para operações urbanas. Segundo a marca chinesa, o foco é o transporte de bebidas e as entregas para empresas do setor de comércio eletrônico.
Contudo, graças a autonomia de até 230 km, o caminhão também pode atuar em operações interurbanas. As baterias são de fosfato de ferro-lítio e o tempo de recarga é de até 3 horas em carregadores de alta potência. Por sua vez, em sistemas de baixa potência o tempo é de até 5 horas.
Conforme a BYD, o eT7 12.220 tem motor elétrico e transmissão automatizada de duas velocidades. De série, há itens como ar-condicionado e suspensão com feixe de molas.
- Motor: elétrico
- Potência: 215 cv
- Torque: 117 mkgf
- PBT: 11.800 kg
- Tempo de recarga: Carga rápida, até 5h
- Preço sugerido: US$ 265.000 (cerca de R$ 1,45 milhão na conversão direta)
BYD eT18 21.250
A BYD acaba de lançar no Brasil o eT18 21.250. Ou seja, o primeiro caminhão elétrico semipesado disponível no País. Segundo a marca, o peso bruto total (PBT) é de 21 t.
Portanto, o foco são operações vocacionais, como a coleta de resíduos. Bem como o transporte de bebidas e de empresas que atendem áreas industriais.
Para isso, o caminhão tem autonomia de até 165 km e motor elétrico com potência equivalente a 250 cv. Por sua vez, o torque é de 45,9 mkgf e a capacidade de carga útil, de 12.950 kg.
- Motor: elétrico
- Potência: 245 cv
- Torque: 45,9 mkgf
- PBT: 21.000 kg
- Tempo de recarga: Carga rápida, até 3h
- Preço sugerido: US$ 355.000 (cerca de R$ 1.940 na conversão direta)
JAC iEV 350T
A JAC também oferece no Brasil o iEV350T. O modelo tem peso bruto total (PBT) de 3,7 t e a capacidade de 1,7 t de carga útil. Além disso, o VUC tem motor elétrico que gera equivalente a 150 cv de potência e 35,7 mkgf de torque. Segundo a marca chinesa, a autonomia chega a 350 km.
- Motor: elétrico
- Potência: 150 cv
- Torque: 36 mkgf
- PBT: 3.700 kg
- Tempo de recarga: Carga ultrarrápida, até 1h
- Preço sugerido: a partir de R$ 329.900
JAC iEV1200T
O JAC iEV1200T foi o primeiro caminhão 100% elétrico à venda do Brasil. O modelo atende operações como coleta e distribuição de mercadorias e tem peso bruto total (PBT) de 7,5 toneladas.
Conforme a marca, a autonomia chega a 250 km se o caminhão transportar até 2 t de carga líquida. Caso trafegue com 4 t, a distância percorrida entre as recargas é de até 180 km.
O motor elétrico gera potência equivalente a 177 cv. Embora tenha alavanca que remete a transmissões convencionais, ha apenas duas posições. Ou seja, drive e marcha a ré.
- Motor: elétrico
- Potência: 177 cv
- Torque: 122,4 mkgf
- PBT: 7.500 kg
- Tempo de recarga: Carga lenta, 11h; carga ultrarrápida, 2h
- Preço sugerido: a partir de R$ 469.900
P 280 6X2 a gás
O Scania P 280 6x2 a gás chegou para atuar nas operações vocacionais, como coleta seletiva. Assim como atividades urbanas e regionais até médias distâncias. O caminhão é o único dessa categoria com tecnologia GNV ou GLL e biogás. Dessa forma, conta com motor Scania, porém, desenvolvido a gás. Ou seja, não se trata de um motor diesel adaptado para o gás.
Assim, o propulsor do P 280 de 7 litros desenvolve 280 cv de potência e 122 mkgf de torque. O PBT homologado é de 26 t.
- Motor: a gás
- Potência: 280 cv a 1.900 rpm
- Torque: 138 mkgf a partir de 1.000 rpm
- PBT: 26.100 kg
- Tempo de recarga: 30 min com bico de menor vazão; 15 min com bico para caminhões
- Preço sugerido: a partir de R$ 800.000
G 410 6x2, G 410 6x4 XT, R 410 6x2
Segundo a Scania, essas opções têm motor de 410 cv de potência movido a GNV, GNL e biogás. Ou seja, o também pode utilizar combustível gerado a partir de resíduos orgânicos. Seja como for, com GNV a autonomia chega a 500 km e com GNL, a 800 km.
A cabine G é direcionada às atividades intermediárias de transporte e vocacionais que requerem tração 6x4. É o caso, por exemplo, da construção civil. Além disso, a Scania tem a linha R, para longas distâncias.
- Motor: a gás
- Potência: 410 cv a 1.900 rpm
- Torque: 219 mkgf a partir de 1.000 rpm
- PBT: 26.100 kg
- Tempo de recarga: 30 min com bico de menor vazão; 15 min com bico para caminhões
- Preço sugerido: a partir de R$ 1,07 milhão
Scania G 410 6x4 XT
- Motor: a gás
- Potência: 410 cv a 1.900 rpm
- Torque: 219 mkgf a partir de 1.000 rpm
- PBT: 35.000 kg
- Tempo de recarga: 30 min com bico de menor vazão; 15 min com bico para caminhões
- Preço sugerido: a partir de R$ 1,07 milhão
VWCO e-Delivery
O e-Delivery é o primeiro caminhão 100% elétrico nacional. Desenvolvido e produzido pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), o modelo foi lançado em julho de 2021 Segundo a marca, há versões com PBT de 11 t e 13 t e tração 4x2 e 6x2. Além disso, a carga útil é de 6.320 kg e 9.055 kg, respectivamente.
Todas têm motores elétricos de 300 kW, ou cerca de 408 cv de potência, e 219,2 kgfm de torque. De acordo com as VWCO, há pacotes com três e seis baterias. Como resultado, a autonomia pode variar de 150 km a 300 km.
- Motor: elétrico
- Potência: 300 cv
- Torque: 219 mkgf
- PBT: 10.700 kg e 14.300 kg
- Tempo de recarga: 3h
- Preço sugerido: a partir de R$ 780 mil
Implementos rodoviários
Além das montadoras, há empresas de outros setores investindo na eletrificação. A Randon, por exemplo, realiza testes práticos com o semirreboque da linha Hybrid R. O implemento rodoviário tem eixo elétrico e-Sys e foi desenvolvido pela Suspensys e pela CTR, as divisões de tecnologia da empresa gaúcha.
De acordo com a fabricante, o novo implemento rodoviário pode contribuir para reduzir o consumo de diesel do cavalo-mecânico em até 20%. Isso porque os motores elétricos ajudam a mover o equipamento. A expectativa é de que o lançamento ocorra ainda este ano. A apresentação ao público deve ocorrer durante a Fenatran 2022, em novembro.