A Tevva é a mais nova marca de caminhões elétricos da Inglaterra. Segundo a empresa, o governo britânico acaba de autorizar a produção em série dos modelos a bateria e a célula a combustível. Além de atender o mercado local, a companhia pretende oferecer seus caminhões em outros países da Europa.
Inicialmente, a previsão era de que a produção teria início em julho de 2022, conforme o Estradão já havia informado. Porém, precisava da aprovação de vários órgãos do governo. Ou seja, que só ocorreu agora. Seja como. Porém, alguns protótipos já estavam rodando em testes.
Leia também
- Volvo lança caminhões elétricos vocacionais
- Dia Nacional do Fusca celebra história do VW no Brasil
- Locação de caminhões vira opção à compra e deve crescer em 2023
- Nova Kombi elétrica tem 26 mil pedidos antes do início da produção
Conforme a fabricante, o primeiro modelo feito em série vai ser o Tevva de 7,5 toneladas. Trata-se de um caminhão baseado no Iveco Eurocargo. Vale dizer que o caminhão da marca italiana tem visual idêntico ao do Tector vendido na América do Sul.
Publicidade
Tevva terá caminhão elétrico puro e a célula a combustível
Segundo a Tevva, o caminhão elétrico tem baterias de 105 kWh. Com isso, o pacote garante autonomia de até 227 quilômetros. O modelo tem dois motores elétricos que juntos entregam 192 kW, equivalentes a 257 cv. O torque é de 61 mkgf. A carga útil é de 2,94 t.
Além disso, a Tevva oferece uma versão a célula a combustível do mesmo modelo, de 7,5 t. Nesse caso, a autonomia é de até 500 km, de acordo com a empresa.
Um terceiro caminhão, com peso bruto total (PBT) de 19 t, está em fase final desenvolvimento. De acordo com a marca, essa opção também vai ser a célula a combustível. No novo modelo, apresentado durante o IAA Transportation, a autonomia é de até 570 km. Ele já está em testes na Europa.
Meta é vender 6 mil caminhões por ano
A Tevva, a fábrica de caminhões elétricos fica em Tilbury, próximo a Londres. Segundo a companhia, ao menos três empresas já fizeram encomendas. São elas as transportadoras Expect Distribution e Travis Perkins. Bem como o Royal Mail, nome do correio britânico.
De acordo com a Tevva, a meta é vender mil caminhões elétricos em 2023. Para o ano que vem, quando a capacidade de produção for ampliada, o objetivo é chegar a 6 mil unidades vendidas por ano. Portanto, o número inclui todos os mercados onde a empresa atua.
Assim, além da Grã-Bretanha a companhia quer vender para Alemanha, Espanha, França, Itália e os países do Benelux. Ou seja, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Além dos caminhões. a Tevva quer oferecer hidrogênio verde, produzido a partir de fontes renováveis. Assim, informa que está trabalhando para tornar o combustível mais acessível e seguro.