Notícias

Tevva é a nova marca de caminhões elétricos da Europa

Nova marca de caminhões elétricos do Reino Unido, Tevva tem fábrica em Londres e promete lançar modelo de 7,5 t de PBT em julho de 2022

Redação

18 de out, 2021 · 4 minutos de leitura.

Tevva é a nova marca de caminhão elétrico na Europa" >
Tevva é a nova marca de caminhão elétrico na Europa
Crédito:Tevva/Divulgação
Tevva é a nova marca de caminhão elétrico na Europa

Tevva é o nome da nova fabricante de caminhões elétricos do Reino Unido. A empresa acaba de apresentar seu primeiro modelo. O foco são operações de distribuição em centros urbanos. Batizado de Tevva Truck, o veículo tem peso bruto total (PBT) de 7,5 toneladas. Segundo a companhia, com isso ele pode transportar até 16 pallets.

LEIA TAMBÉM: Alta do diesel faz transportador mirar gestão e caminhões elétricos e a gás

Segundo a Tevva, o caminhão elétrico tem autonomia de até 250 km. Porém, a empresa promete oferecer uma opção com maior alcance. Ou seja, de até 500 km. Nesse caso, o modelo será a célula a hidrogênio. A empresa não revelou detalhes sobre essa opção. Seja como for, a marca informa que o custo total de propriedade (TCO) do caminhão elétrico é equivalente ao de um modelo a diesel.

Conforme a companhia, o cálculo considera um caminhão equivalente. Além disso, a base para comparação é um veículo que roda cerca de 3 mil km por mês. Ou que tenha consumo mensal de, aproximadamente, 500 litros de diesel.

Estrutura da Tevva

Apesar de ser nova, a Tevva é liderada por profissionais com ampla experiência no setor automotivo. Por exemplo, é o caso de Ken Scott, responsável pelo desenvolvimento do caminhão elétrico. Trata-se do ex-diretor técnico da Bentley, marca britânica de automóveis de luxo. Além disso, Alexander Dennis e Dale Grewer, que assinam o desenho do novo caminhão, trabalharam na Jaguar Land Rover.

Segundo a empresa, sua planta está localizada em Londres. E ocupa uma área de 11 mil m². Também de acordo com a companhia, a previsão é de que a produção comece em julho de 2022. Por sua vez, a estimativa é de produzir cerca de três mil unidades do Tevva Truck por ano. Bem como criar mil postos de trabalho nos próximos dois anos.

Conforme o fundador e CEO da Tevva, Asher Bennett, a eletrificação está transformando o setor de veículos comerciais em um ritmo acelerado. De acordo com ele, o Tevva Truck fará parte da transição do transporte convencional para o elétrico. "É um caminhão seguro em todos os aspectos", diz o executivo. "Além disso, oferece relação custo-benefício bastante interessante.?