A Stellantis revelou nesta segunda-feira (23) sua nova gama de furgões elétricos comerciais compactos, médios e grandes. Ao todo são 12 veículos das marcas Citroën, FIAT Professional, Opel, Peugeot e Vauxhall. Conforme a empresa, a segunda geração de furgões elétricos tem baterias com maior autonomia.
LEIA MAIS
Volta Trucks, startup de caminhões elétricos, pede falência
Volvo VM e VW Constellation lideram caminhões semipesados; veja o ranking
Exame toxicológico: multa automática volta a ser aplicada
Publicidade
Assim, os novos furgões compactos podem rodar até 330 km entre as recargas. Por outro lado, para os médios, o pacote de baterias garante autonomia de até 350 km. No segmento de furgões grandes, a autonomia chega a 420 km. Além disso, em pontos de recarga rápida, de 50 kWh, é possível repor até 80% da energia em menos de uma hora, conforme a empresa.
Além disso, nos próximos dois anos a Stellantis promete lançar quatro picapes eletrificadas. De acordo com a companhia, isso inclui a Ram 1500 REV, que chega em 2024. No mesmo sentido, haverá uma nova solução de célula a hidrogênio para vans grandes. Como resultado, a autonomia será de 500 km o reabastecimento poderá ser feito em cerca de 5 minutos.
Mais veículos elétricos
O lançamento de tantos veículos de uma só vez faz parte da estratégia batizada de Pro One. Com ela, a Stellantis quer conquistar a liderança global de vendas de veículos comerciais. Assim, o plano abrangerá todas as marcas do grupo. Ou seja, Citroën, Fiat, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall.
Segundo a empresa, a ofensiva compreende maior oferta de produtos e liderança no desenvolvimento de veículos com emissões zero. Bem como maior autonomia para os modelos elétricos. Além disso, as marcas do grupo vão apostar em experiências personalizadas para os cliente. No mesmo sentido, haverá novas opções de planos de financiamento, com taxas mais competitivas.
Da mesma forma, a companhia promete acelerar um programa digital para reduzir os prazos de entrega. Afinal, o segmento de veículos comerciais representa um terço das receitas líquidas da Stellantis. Ou seja, estamos falando de 1,6 milhão de veículos vendidos por ano.
Contudo, a companhia pretende crescer ainda mais. Assim, a meta é dobrar as receitas líquidas com a venda de veículos comerciais até 2030. Outro objetivo é que 40% das vendas sejam de veículos elétricos. Além disso, o novo programa visa gerar € 5 bilhões de receitas com serviços. Ou seja, o equivalente a uns R$ 27 bilhões na conversão direta.