Mercado

Volta Trucks, startup de caminhões elétricos, pede falência

Segundo a empresa, o pedido de falência do fornecedor de baterias para seus caminhões elétricos comprometeu os planos da startup

Aline Feltrin

23 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

caminhões elétricos
No mercado desde 2020, o Volta Zero foi o primeiro veículo de 16 toneladas do mundo totalmente elétrico
Crédito:Divulgação/ Volta Trucks

A Volta Trucks, startup de caminhões elétricos, anunciou falência na Suécia. Conforme a empresa, o pedido de falência de seu fornecedor de baterias, nos Estados Unidos, comprometeu seus planos. Assim, a companhia informa que isso comprometeu sua capacidade de produção. Como resultado, a Volta Trucks passou a ter dificuldade para obter novos investimentos.

Seja como for, esse não foi o único problema grave enfrentado pela companhia. Segundo a startup, os negócios envolvendo veículos elétricos ainda são limitados. Dessa forma, os investidores também estava, com dificuldade para conseguir financiamento para comprar esse tipo de caminhão.

LEIA MAIS


Publicidade

Acidentes com caminhões ocorrem mais durante o dia; entenda
Venda de caminhões e ônibus elétricos e a gás reage; veja os números
VW Delivery, Iveco Tector e Mercedes-Benz Accelo: os caminhões médios mais vendidos

Lançado em 2020, o Volta Zero foi o primeiro caminhão de 16 toneladas 100% elétrico do mundo. De acordo com a empresa, seu foco eram operações de distribuição em grandes centros urbanos. Assim, a autonomia, de até 200 quilômetros, seria suficiente.

Caminhão elétrico com 'cara de ônibus' Volta Zero foca operações urbanas; Fotos: Volta Trucks

Em comunicado, a diretoria da Volta Trucks lamentou a decisão. "Como todas as startups no setor de veículos elétricos, a Volta Trucks enfrentou desafios ao longo do caminho. A recente notícia de que a Proterra, fornecedor de baterias, entrou com pedido de falência teve impacto significativo em nossos planos".

Segundo a empresa, o potencial de vendas do caminhão elétrico era grande. "Testamos nosso caminhão em cinco países da Europa e recebemos boas avaliações. Assim, isso resultou em uma lista de clientes que desejam incluir o Volta Zero em suas frotas."

Investidores para a startup de caminhões elétricos

Segundo a agência Reuters, a startup já havia até definido uma fábrica na Áustria para fabricar seus caminhões. O objetivo era iniciar a produção em massa em breve. Porém, os planos foram por terra após o pedido de falência do fornecedor.


Seja como for, a empresa informa que havia recebido mais de 5 mil pedidos. Por fim, os administradores da Volta Trucks informam que nem tudo está perdido. Assim, a empresa teria recebido consulta de mais de 10 investidores interessados em comprar a startup.

Deixe sua opinião