O hidrogênio é o foco da startup escocesa Hydrogen Vehicle Systems (HVS), que acaba de mostrar seu primeiro caminhão elétrico. O modelo tem peso bruto total (PBT) de 5,5 toneladas. A célula a hidrogênio gera a eletricidade. Entretanto, a empresa informa que vai lançar em breve uma versão com PBT de 40 t. Assim, a companhia com sede em Glasgow, pretende focar a produção de caminhões rodoviários.
Vale lembrar que a HVS não é a primeira britânica a apostar em caminhões a célula a combustível. A Tevva, por exemplo, já oferece modelos com essa tecnologia no Reino Unido. Gigantes, com Volvo e Daimler Trucks, preparam caminhões rodoviários com esse tipo de solução. Afinal, os elétricos a bateria não são capazes percorrer grandes distâncias sem recarregar.
Segundo a HVS, seu caminhão terá autonomia de mais de 500 km. Para isso, terá tanques de hidrogênio líquido. Bem como um sistema auxiliar de baterias para distribuir energia para os motores elétricos. Além disso, assim como nos modelos elétricos convencionais, o caminhão da HVS terá recursos como sistema de regeneração das forças de frenagem.
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Célula a combustível nos rodoviários
De acordo com a HVS, a célula a hidrogênio permite maior autonomia. Mesmo nos veículos com maior capacidade de carga. Além disso, o abastecimento é rápido. Sobretudo na comparação com a recarga de elétricos. Além disso, não há combustão e o único resíduo do processo de geração de energia é água.
De acordo com a empresa, o cavalo-mecânico usará plataforma própria. Conforme o chefe de design da HVS, Pete Clark, o desenho do caminhão também busca melhorar a eficiência energética. Nesse sentido, tem soluções para melhorar a aerodinâmica. Da mesma forma, a cabine visa oferecer mais conforto e segurança ao motorista.
“O hidrogênio é a solução perfeita para o setor de transporte rodoviário", diz o CEO da HVS, Jawad Khursheed. Segundo o executivo, com isso o caminhão pode rodar longas distâncias sem precisar reabastecer.
HVS tem apenas 7 anos
A HVS foi fundada em 2017 por especialistas do setor de hidrogênio e eletricidade. Segundo a empresa, com o inicio da produção dos caminhões, a empresa deve empregar 600 funcionários. Além disso, a ideia é vender os novos modelos em vários mercados europeus. Por isso, a startup promete oferecer modelos também com volante do lado esquerdo. No Reino Unido, os veículos têm volante do lado direito.
Seja como for, a companhia não informo quando será o início das vendas. De acordo com a HVS, isso depende de fatores como o avanço da produção de hidrogênio. Bem como da ampliação da rede de distribuição do produto.