A Siemens e a Volta Trucks, fabricante europeia de caminhões elétricos, anunciaram uma parceria. Com isso, as duas empresas pretendem fornecer sistemas de carregamento de veículos elétricos. Assim, a meta é ajudar a transição da frota de veículos comerciais com motores a combustão para elétricos.
A ideia é fornecer soluções completas. Ou seja, incluindo a infraestrutura e o gerenciamento de energia. Para isso, a parceria pretende aproveitar o conhecimento da Volta Trucks na gestão de frotas comerciais elétricas. A empresa já oferece o Truck as a Service (TaaS).
Ou seja, uma ferramenta que permite avaliar desde a melhor opção de linha de financiamento até os serviços de manutenção. Por sua vez, a companhia alemã vai fornecer sistemas de controle de software. Bem como a infraestrutura de recarga e opções de financiamento via a Siemens Financial Services.
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Soluções personalizadas
Recentemente, a Siemens lançou a Xcelerator. Trata-se de uma plataforma de negócios digital aberta. De acordo com a empresa, há um amplo portfólio de soluções de hardware e software para a chamado IoT. Ou seja, a internet das coisas, que permite conectar vários dispositivos diferentes à internet.
Segundo o chefe de tecnologia da Siemens Smart Infrastructure, Thomas Kiessling, as empresas vão oferecer novas soluções de transporte e serviço. "Tudo a partir de contratos baseados em desempenho e gastos menores de energia.”
De acordo com o executivo, a infraestrutura técnica das instalações vai ser supervisionada pela Siemens. A análise tem como base modelos avançados de simulação. Para isso, são considerados fatores como ciclos de trabalho da frota, tempos de carregamento, durabilidade das baterias e formas de utilização.
Volta Zero
De acordo com a fabricante de caminhões, o modelo escolhido para projeto é o Volta Zero. O caminhão 100% elétrico tem capacidade de 16 toneladas. Apresentado em 2020, o primeiro caminhão do tipo feito pela empresa teve a produção iniciada recentemente.
Conforme a marca, o Volta Zero foi projetado para atuar em operações de distribuição em grandes centros urbanos. Para isso, conforme o tipo de utilização e o pacote de baterias, a autonomia entre as recargas varia de 150 a 200 km.
No novo caminhão, o motorista fica em posição central. Nesse sentido, como não há motor na dianteira o assento é bem mais baixo que em modelos convencionais. Da mesma forma, a cabine tem uma grande área envidraçada e lembra um ônibus. Além do desenho moderno, a visibilidade é de 220°.
Primeiras encomendas
Segundo a marca, isso reduziu os pontos cegos. Aliás, o caminhão elétrico da Volta Trucks não tem espelhos retrovisores convencionais. Em vez disso, há câmeras que captam imagens do entorno. Essa solução já foi adotada pela Mercedes-Benz na nova geração do Actros, que é vendida também no Brasil.
Graças a esse recurso, o ângulo de visão é amplo. Sensores em várias partes do caminhão também contribuem com a segurança. Esses dispositivos avisam sobre a aproximação de pedestres e indicam a existência de obstáculos em manobras.
A primeira encomenda de caminhões da Volta foi feita pela Drinks Cubed, que produz água mineral. Com sede em Londres, a empresa também é a primeira do setor de bebidas na Europa a desenvolver ações sustentáveis na pré-produção.
Produção sob demanda
Entra as praticas voltadas ao meio ambiente, a companhia utiliza insumos vegetais na produção de embalagens de bebidas. Também só emprega papelão e alumínio certificados pela União Europeia. O Volta Zero é o primeiro caminhão a ter painel feito de fibra de linho natural.
No fim de 2019, o Estradão adiantou que os testes do caminhão da Volta começariam em 2020. O modelo da marca sueca é feito sob encomenda e entregue por meio de um contrato de serviço. Trata-se de uma espécie de aluguel por cerca de sete anos.
O serviço inclui a instalação de infra-estrutura de recarga as baterias. Ou seja, a Volta Trucks já previa oferecer soluções além do caminhão. Portanto, a parceria com a Siemens faz parte da estratégia da companhia.