A Shacman lança o caminhão feito em série com a maior autonomia do mundo. Vale mencionar que o modelo tem motor a GNL. Ou seja, gás natural liquefeito e, portanto, no estado líquido. Inicialmente, o novo caminhão, batizado de X6000 590 traz, vai ser vendido na China, país de origem da marca. Segundo a empresa, esse combustível é bastante usado naquele mercado.
VEJA TAMBÉM
Caminhão Kenworth tem apelido de ´miojito´, já usado pela Jeep; veja o vídeo
Peterbilt é leiloado por valor se superesportivo da Mercedes
Volvo FM Electric chega ao Brasil por meio de locação; veja o preço
Para garantir a grande autonomia, os dois grandes tanques de GNL ficam logo atrás da cabine. Assim, o tamanho pode variar de acordo com a aplicação. Para isso, a distância entre os eixos do cavalo-mecânico varia conforme a necessidade. Ou seja: trata-se de uma boa opção sobretudo para veículos que percorrem grandes distâncias.
Publicidade
Sobre o Shacman X6000 590
De acordo com a Shacman, o caminhão X6000 590 tem motor Weichai a gás. Trata-se o seis-cilindros em linha de 14,6 litros que gera 590 cv de potência e 286 mkgf de torque. Além disso, o conjunto inclui a transmissão automatizada de 16 velocidades produzida pela Fast. Porém, o que chama a atenção é a autonomia. Segundo a empresa, o modelo pode rodar 5,2 mil km entre os reabastecimentos.
Ou seja, é um número impressionante mesmo para caminhões convencionais, com motor a diesel. O DAF XF 450, por exemplo, que ganhou o título de caminhão mais econômico da Europa em 2023, roda cerca de 4,7 km com um litro de diesel. Como resultado, sua autonomia é de cerca de 2,4 mil km com um tanque de 520 litros.
Porém, o Shacman X6000 590 tem ainda mais autonomia na comparação com outros caminhões a gás. Por exemplo, um Iveco S-Way NP GNL, vendido na Argentina, tem dois tanques de GNL. Porém, a autonomia é de "apenas" 1.600 km.
Segundo a Shacman, cada tanque extra do caminhão tem capacidade de 1.500 litros. Como resultado, somando a capacidade do tanque convencional, no chassi, são 3.450 litros de GNL. Ou seja, o terceiro reservatório, na versão com tração 6x4, tem 450 litros.
Conforme a fabricante, os três tanques são feitos de alumínio e uma liga de metal. Assim, suportam pressões mais altas.