A Shacman acaba de lançar um caminhão com motor V8 de 800 cv. Dessa forma, o modelo supera o Scania V8 de 770 cv e passa a ser o caminhão feito em série mais potente do mundo. Feito para atuar no transporte rodoviário e e em operações especiais, o X6000 já está em produção. Segundo a marca chinesa, o modelo visa o mercado local e a Rússia.
Porém, a Shacman não descarta vender o X6000 em países da América do Sul. Na região, a empresa mantém operações na Argentina. Além disso, promete construir uma fábrica na província de La Rioja. De acordo com a companhia, a ideia é montar os caminhões X3000 e X5000 sem sistema CKD. Ou seja, com peças trazidas da China.
Vale lembrar que a Shacman já esteve no Brasil há cerca de 10 anos, trazida por um importador. Na época, a marca aproveitou os benefícios do Inovar-Auto. Porém, foram trazidas poucas unidades. Além disso, a empresa não chegou a erguer uma fábrica prometida para Caruaru (PE). Em 2019, foram trazidos caminhões a gás.
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Sobre o Shacman X6000
Voltando ao Shacman X6000, o motor é o Weichai WP17H800E68. Segundo a marca, esse 16,6 litros está em conformidade com o Euro 6 e entrega 382,6 mkgf de torque. Por sua vez, a transmissão é a S16AD, automatizada de 16 velocidades fornecida pela Fast Gear. Segundo a fabricante, o sistema atende operações pesadas.
Ademais, o desenho da cabine do Shacman X6000 lembra a do Mercedes-Benz Actros. Destaque para o piso plano, bem como o volante multifuncional e as duas telas que lembram tablets. Ou seja, também remetem ao caminhão da marca alemã.
Além disso, no X6000 a chave é do tipo presencial. Em relação à segurança, há itens como controle adaptativo de velocidade, aviso de saída involuntária da faixa e de risco de colisão. Assim como monitoramento da pressão dos pneus. Embora não tenha divulgado preços, a fabricante chinesa informa que já está aceitando pedidos.
Alta potência
A disputa pela oferta de motores potentes ocorre tradicionalmente entre Scania e Volvo. Ou seja, é a primeira vez que uma marca asiática entra na briga. Vale lembrar que estamos falando de caminhões produzidos em série.
Anteriormente, a Volvo lançou o motor de 700 cv no FH16, em 2008. Em seguida, a potência passou a ser de 750 cv em 2011. Porém, em 2020 a Scania retomou a liderança, com um motor de 770 cv.