Um semirreboque duplo que pode dobrar a capacidade de transporte ou mesmo levar dois tipos de carta ao mesmo tempo. Assim é o novo implemento rodoviário oferecido pela Olivo. Segundo a fabricante, o novo produto pode levar até 800 kg a mais de carga ante um implemento convencional. A empresa, com sede em Santa Catarina batizou o novo produto de double box, ou caixa dupla. O implemento é feito de aço de alta resistência e instalado sobre chassi único com quarto eixo.
Vale relembrar que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou os limites de peso e dimensões para caminhões pesados. Assim, desde janeiro de 2022 está liberada a circulação de caminhões com tração 6x2 com bitrem e o quarto eixo.
Leia também: Reis das estradas: os caminhões da Scania que fizeram história
Segundo a nova resolução, nas Combinações de Veículos de Carga (CVC) com peso bruto total combinado (PBTC) até 58,5 toneladas, o cavalo-mecânico pode ser de tração simples 4x2 ou 6x2. Ou seja, semirreboques com quarto eixo combinados a caminhões trator 6x2 ficam liberados. Do mesmo modo, a regra vale para cavalos-mecânicos 6x2 que tracionam bitrens com PBTC de até 57 t.
Publicidade
Para caminhões 4x2 o limite é de 51,5 t
Contudo, no caso de cavalos-mecânicos com tração 4x2 é preciso atenção. Afinal, há a chamada lei da balança. Ou seja, esse tipo de composição com um quarto eixo pode ter PBTC de, no máximo, 51,5 t. Seja como for, até então a legislação proibia a circulação de caminhões com quatro eixos.
Porém, na prática era comum ver esse tipo de caminhão nas estradas. Vários transportadores, tanto empresas quanto autônomos, encomendavam a adaptação em oficinas. Como resultado, em caso de fiscalização, ficavam sujeitos a autuação por infração grave, com risco de multa e retenção do veículo.
Foco na segurança
Segundo a Olivo, o semirreboque com caixa dupla é ideal para o transporte de grãos. Bem como calcário, açúcar, fertilizantes e outros produtos a granel. Conforme a empresa, as caixas de carga têm dimensões reduzidas e sistema de articulação extra largo. A capacidade varia de 40 m³ a 80 m³.
No mesmo sentido, a bitola extra larga dos eixos se traduz em maior estabilidade para o conjunto. Além disso, o sistema de basculamento é acionado por controle remoto. Portanto, isso agiliza a operação de descarga. Bem como reduz os riscos para operador.
Por sua vez, as paredes das caixas são mais finas. Como resultado, há redução do peso na comparação com um semirreboque feito de aço convencional. Com comprimento total de 17,5 metros, o conjunto tem PBTC de 58 t no caso de o cavalo-mecânico ser 6x2.